Tutano de boi faz mal ou ele é benéfico para a saúde? Entenda

A princípio, nem todo mundo é familiarizado com o tutano de boi, o que é compreensível, já que é um ingrediente bem específico. Ele pode ser aproveitado para fazer pratos bem saborosos, porém o que mais importa é o impacto que ele pode ter no nosso organismo. Venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o tutano de boi faz mal, ou se ele é benéfico para a saúde.

De maneira geral, o tutano do boi é um tipo de tecido localizado dentro dos ossos. Geralmente ele é extraído da cavidade dos ossos da perna. Em relação ao aspecto, o tutano apresenta uma textura gelatinosa e macia, e seu sabor, diferente do tutano de outros animais, é bastante suave. Ele costuma ser usada como pasta em outros pratos, ou como um ingrediente de sopas e caldos.

Tutano de boi faz mal para a saúde?

Primeiramente, o principal problema do tutano de boi é que ele, por incrível que pareça, é extremamente rico em gorduras. Muitos classificam isso como um benefício pelo fato de que essas gorduras promovem uma maior sensação de saciedade, mas esquecem que elas são extremamente prejudiciais para a nossa saúde. Quando em excesso, as gorduras podem levar a inúmeros problemas cardiovasculares, e alguns deles são muito graves.

Outro problema dessas gorduras é que elas fazem com que o tutano seja extremamente calórico. Consequentemente, o tutano de boi faz mal especialmente para quem deseja emagrecer. Inclusive ele contém pouquíssimas proteínas, fazendo dele um péssimo alimento para quem pratica exercícios, nesse aspecto.

Portanto, o tutano de boi não é uma parte saudável do animal e não deve ser consumido com frequência.

Leia mais: Pé de Galinha é tudo de bom! Veja seus benefícios e inclua já no seu cardápio

Existe algum benefício em consumir o tutano?

Apesar de todos os problemas citados, o tutano de boi oferece sim alguns benefícios para a nossa saúde. Um deles é o fato de que ele contém bastante colágeno, um importante componente para a saúde e aparência da nossa pele Isso acaba sendo bastante vantajoso, visto que poucos alimentos são boas fontes de colágeno, e muitos dos suplementos desse nutriente não são eficazes.

É dito também que o tutano pode ser usado como uma boa fonte de cálcio. À primeira vista isso pode fazer bastante sentido, já que o tutano é extraído das cavidades dos ossos, que são estruturados principalmente por cálcio. Entretanto, na prática, esse benefício é obtido principalmente através de caldos e sopa de ossos, mais por causa do próprio osso do que do tutano.

O tutano de boi é uma boa inclusão ou não na alimentação?

Conforme fora dito, o tutano é um alimento muito calórico, gorduroso e pobre em proteínas. Então sob esse ponto de vista, o tutano de boi faz mal para a saúde. Entretanto, se você consumir ele com moderação, usá-lo em pratos mais completos, e conciliar ele com refeições mais saudáveis, não há com o que se preocupar.

Leia mais: Cenoura faz mal para diabetes? Entenda os limites do consumo seguro

A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915