Uva em excesso faz mal? Entenda os efeitos dos exagero

Será que comer uva em excesso faz mal? Aliás, seja em sucos ou doces, ou apenas in natura, a uva é sem dúvidas uma fruta muito saborosa. E o melhor é que ela possui inúmeros nutrientes benéficos.

Contudo, será que esses nutrientes são seguros ou igualmente benéficos se ela for consumida em quantidades muito grandes? Venha com o SaúdeLab, entenda se comer uva em excesso faz mal e confira alguns de seus riscos.

De antemão, todos nós vemos as frutas e vegetais no geral como alimentos inteiramente saudáveis. E de fato poucas comidas conseguem ser tão nutritivas quanto eles, ou oferecer os mesmos benefícios que eles oferecem. Mas isso não significa que toda fruta e vegetal é segura independente da forma de consumo.

Logo é importante entender como o consumo excessivo de uvas afeta o nosso organismo.

O consumo de uva em excesso faz mal mesmo?

Apesar de existir diferentes tipos de uvas, todas possuem valores nutricionais parecidos. Nelas podemos encontrar uma grande variedade de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Porém existe uma substância que merece destaque, chamada de resveratrol. À primeira vista ele é bastante benéfico para o nosso organismo. Mas também é graças a ele que podemos dizer que a uva em excesso faz mal.

De maneira geral, o resveratrol é um composto bioativo com múltiplos efeitos no organismo. A maior parte deles são proveitosos para a saúde. Entretanto, quando em grandes quantidades, o resveratrol causa problemas como vômitos, náuseas e diarreia.

Ou seja, a uva em excesso faz mal pois prejudica a saúde do sistema gastrointestinal.

O suco de uva tende a ser ainda mais problemático para a nossa saúde

A princípio, por mais que o resveratrol seja prejudicial em grandes quantidades, é bastante difícil uma pessoa consumir uvas ao ponto delas se tornarem um problema por causa dele.

Mas por outro lado, é bem mais consistente dizer que o suco de uva em excesso faz mal para a saúde. Isso porque ele concentra muitos carboidratos, e boa parte das fibras originais da fruta são perdidas no suco, sendo que elas são responsáveis justamente por reduzir o impacto dos carboidratos.

Sendo assim, suco de uva em excesso faz mal pois eleva a glicemia e leva ao ganho de peso.

A uva por si só é uma fruta repleta de benefícios

Por fim, sabendo que a uva é prejudicial em grandes quantidades, e que seu suco é um risco ainda maior para a saúde, fica claro a importância de se consumir ela moderadamente, e de preferência in natura.

Contudo, não se pode deixar levar por essas características dela. A uva é uma fruta rica em nutrientes, e todos são muito bem aproveitados pelo nosso organismo. Sendo assim, com moderação, não há nada com o que se preocupar com o consumo dela.

Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns dos principais benefícios que a uva oferece:

  • Prevenção e combate contra a diabetes
  • Conservação da visão e saúde dos olhos
  • Inibe o desenvolvimento de alguns cânceres
  • Redução e controle dos níveis de colesterol
  • Manutenção da pressão arterial dos vasos
  • Promoção do trânsito e funcionamento intestinal
  • Fortalecimento da estrutura e saúde dos ossos

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915