5 incríveis benefícios do jamelão para começar a consumir hoje ainda!

Mesmo não sendo tão popular quanto outras frutas, o jamelão é muito benéfico

Quer conhecer os benefícios do jamelão? Aliás, você já ouviu falar do jamelão? Essa fruta pode não ser tão popular quanto a maçã ou a banana, mas definitivamente não podemos subestimar ela por causa disso.

Ela é rica em diversos nutrientes proveitosos para a nossa saúde, e merece ser melhor difundida entre as pessoas. Portanto o SaúdeLab vai te apresentar quais são os benefícios do jamelão e ensinar a como consumir ele com segurança.

De antemão, poucas pessoas conhecem o jamelão, e ainda menos já chegaram a experimentar ele. Com isso, mesmo que você encontre essa fruta para comprar em mercados ou feiras, pode ser que você fique receoso em experimentar.

Afinal, é completamente normal ter essa reação com um alimento com o qual não estamos familiarizados. Mas o jamelão é o tipo de fruta que vale muito a pena tentar incluir no dia a dia.

Quais os principais benefícios do jamelão?

Primeiramente, só podemos conhecer e entender os benefícios do jamelão se antes falarmos um pouco sobre a sua composição nutricional. Nela podemos encontrar compostos classificados como taninos e flavonoides, porém o fósforo, vitamina C e outros minerais e vitaminas comuns também marcam presença nessa fruta.

E o melhor é que todos os seus nutrientes cumprem com papéis vitais na nossa saúde.

No caso, a partir de sua composição, o jamelão age como um anticarcinogênico, antioxidante e hipoglicemiante. Através da combinação desses efeitos, conseguimos obter benefícios muito interessantes, dentre os quais estão:

  • Inibição do desenvolvimento de alguns cânceres
  • Combate dos radicais livres produzidos no organismo
  • Melhor controle da glicemia do sangue e da diabetes
  • Promoção da saúde do sistema cardiovascular
  • Prevenção e redução do envelhecimento precoce natural

Como podemos incluir essa fruta na dieta?

Conhecendo melhor os benefícios do jamelão, resta agora aprender como ele pode ser encaixado na alimentação. Assim como a grande maioria das frutas, a polpa dele é comumente consumida in natura.

Porém, há quem use o jamelão para o preparo de algumas receitas. Por causa de seu sabor e textura, o jamelão é ótimo para fazer sorvetes, geleias, picolés e receitas doces similares à essas.

Por outro lado, não é apenas o fruto do jamelão que é proveitoso para a nossa saúde. Na realidade as suas folhas são até mais cobiçadas do ponto de vista nutricional. Isso porque elas são ricas em propriedades medicinais, as quais podem ser aproveitadas a partir do chá de folha de jamelão.

E por incrível que pareça, além das folhas, as cascas do caule do jamelão também apresentam nutrientes benéficos.

E existe algum tipo de contraindicação para o consumo do jamelão?

A princípio, aproveitar os benefícios do jamelão costuma ser algo bastante acessível e seguro. Mas infelizmente existem casos em que o consumo dessa fruta requer cuidados.

Por exemplo, o controle que ele promove na glicemia do sangue pode acabar passando dos limite em alguns casos de diabetes, levando à quadros de hipoglicemia. Ademais, por questão de garantia de segurança, a fruta também é contraindicada para mulheres gestantes.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação