Book Appointment Now
Yoga é exercício físico? Para quem é indicado? Saiba tudo agora mesmo!
Sem dúvidas, a yoga é uma atividade que têm se popularizado bastante com o tempo. Existem diversos motivos por trás dessa popularidade, porém muitos ainda duvidam dos motivos pelos quais ela ficou popular. Por isso, o SaúdeLab vai te confirmar se yoga é exercício físico de fato, e explicar como ela funciona.
Leia também: 3 Dicas Incríveis Para Ganhar Massa Muscular Muito Rápido
Para entender essa atividade e classificar ela como exercício físico, é preciso primeiro entender as técnicas e modalidades envolvidas nessa prática. Com elas em mente, podemos compreender seu funcionamento, bem como para quem é indicado exercer essa atividade.
Conhecendo a yoga
Antes de mais nada, saiba que a yoga é sim considerada um exercício físico. As técnicas e modalidades que fazem parte dessa atividade trabalham tanto o campo físico quanto o campo emocional, fazendo dela uma atividade com muito vigor. Antes de passar para os benefícios e práticas dessa atividade, é interessante conhecer o básico sobre esse exercício antigo.
Os primeiros estudos a respeito da yoga começaram em 1924, pelo pioneiro Swami Kuvalayananda. Como já foi dito, ela trabalha nos campos emocional e físico. Isso ocorre através de técnicas de respiração e posturas, denominadas pranayamas e ásanas respectivamente. Ademais, juntamente com métodos de relaxamento e concentração, é possível trabalhar o aspecto mental e energético.
Benefícios do yoga
Dentro dos benefícios ao físico, a yoga é capaz de proporcionar o aumento na vitalidade, equilíbrio hormonal, melhoria no sistema imune e regulação nos sistemas respiratório e nervoso. Ademais, é relatado também que ela melhora a postura e flexibilidade, além de atuar na redução da obesidade.
Os benefícios emocionais e psicológicos também são extensos. Dentre eles estão o aumento da capacidade de criatividade e concentração, redução do estresse, melhora no humor, aumento da qualidade e do equilíbrio do sono, e diminuição da ansiedade. Todos esses benefícios são listados pela Gerência de Práticas Integrativas em Saúde do DF, e acessível no portal do Saúde Brasil.
Métodos e suas indicações
De forma geral, a yoga é indicada para quem busca o emagrecimento, fortalecimento do corpo e melhorias no âmbito emocional e mental. Contudo, a prática depende da técnica utilizada, sempre com a consulta de profissionais especializados. Uma matéria da Globo registra diversas métodos diferentes, e com eles, podemos aplicar indicações mais especializadas.
Uma das modalidades é a Ashtanga, que utiliza séries de sequências fixas de posturas, aliadas à respiração, de forma que exige muito do físico. Enquanto isso, a Bikram também utiliza sequências fixas, porém é praticada em ambientes aquecidos, pois ela preza pelo suor. Por fim, a Vinyasa e a Hot são variações respectivas das anteriores, mas elas não possuem séries fixas.
Leia também: Melhores Exercícios Para Ombro: Veja Como Potencializar Resultados