Nutri ensina 9 dicas para fazer escolhas saudáveis no mercado – Confira!

Quem deseja ter uma rotina alimentar saudável, deve saber que isso começa desde o momento da compra. Afinal, uma boa alimentação depende dos alimentos que você leva para a sua casa. Pensando nisso, no artigo de hoje, o SaúdeLAB vai trazer dicas excelentes para você fazer escolhas saudáveis no mercado e, ainda, economizar.

Sendo assim, acompanhe-nos nessa leitura até o final para conferir todas as instruções que preparamos para você! Vamos lá?!

Escolhas saudáveis no mercado: 9 dicas para você levar bons alimentos para casa

Confira abaixo as melhores dicas para você fazer escolhas saudáveis no mercado de forma simples e prática!

1 – Faça a sua lista de compras

Antes de tudo, o primeiro passo para fazer escolhas saudáveis no mercado é montar a sua lista de compras. Visto que, através dela, você poderá comprar, exatamente, o que a sua casa precisa e, assim, evitar compras desnecessárias.

Portanto, para montar a sua lista, o ideal é fazer uma vistoria em seus armários e anotar todos os alimentos que ainda têm na dispensa e aqueles que precisam comprar. Em seguida, determine a quantidade de cada alimento para que tenha disponível para 7, 15 ou 30 dias.

É importante lembrar que, para quem está buscando uma rotina alimentar mais saudável, existem alguns alimentos que não podem faltar em casa, como: aveia, ovos, carnes magras, verduras, frutas, grãos integrais, sementes, oleaginosas e leguminosas.

Além disso, deve-se evitar alimentos ultraprocessados, como doces, biscoitos, margarina, embutidos, temperos prontos, salgadinhos e sorvetes.

2 – Crie o hábito de ler os rótulos dos produtos

Depois de fazer a sua lista de compras, chegou a hora de ir ao supermercado para comprar tudo aquilo que você precisa. Nesse momento, o segundo passo é ler os rótulos de todos os produtos que você deseja colocar em seu carrinho.

Isso porque, existem alguns produtos que estão mascarados como saudáveis, mas, na verdade, eles não são. Como é o caso do peito de peru, gelatina, barras de cereais e certos produtos lights e diets.

Desse modo, a única maneira de identificar os falsos saudáveis é através da leitura de rótulos. Assim, você deve ler a lista de ingredientes dos produtos e evitar aqueles que tiverem substâncias como:

  • Gordura vegetal;
  • Maltodextrina;
  • Conservantes artificiais;
  • Xaropes;
  • Aromatizantes artificiais;
  • Frutose;
  • Açúcar;
  • Corantes artificiais.

Além disso, vale destacar que a lista de ingredientes dos produtos é construída de forma decrescente. Ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade e o último ingrediente está em quantidade menor.

3 – Faça a comparação dos produtos

Após a leitura dos rótulos, é importante que você também compare os produtos. Isso porque, existem marcas que fornecem certos alimentos com melhor qualidade nutricional e menor quantidade de aditivos artificiais.

Sendo assim, o ideal é sempre optar por aqueles que têm menos gorduras saturadas, açúcares, sódio e com 0 gorduras trans. Além disso, dê preferência para os que têm mais fibras e proteínas na composição.

4 – Nunca vá com fome

Como você pode ver, fazer escolhas saudáveis no mercado demanda tempo e paciência. Logo, nunca vá com fome ou muito cansado, pois isso pode influenciar para que você aja por impulso e acabe optando por alimentos industrializados e ultraprocessados.

Além disso, o ideal é ir ao supermercado logo no início do dia, visto que, nesse período, a sua mente estará mais fresca e você terá mais paciência para fazer boas escolhas e seguir com o que estava programado em sua lista de compras.

5 – Fique atento as promoções

Sabemos que as promoções dos supermercados são bastante tentadoras e, por causa disso, muitas vezes, acabamos levando coisas desnecessárias apenas pelos preços atrativos.

No entanto, quem deseja ter uma alimentação mais saudável, deve ter uma atenção redobrada em relação a essas promoções. Uma vez que, geralmente, os alimentos das ofertas são ricos em açúcar, gordura e sódio. O que não é legal ter em casa a livre acesso.

Por isso, aproveite as promoções somente quando for de alimentos saudáveis e não esqueça de ter atenção para não levar mais do que o necessário.

6 – Priorize as carnes brancas

As carnes brancas (frango e peixe) possuem menos gordura e são mais saudáveis. Por essa razão, elas devem estar mais frequentes em sua rotina. Contudo, se você gosta de comer carnes vermelhas, o ideal é optar pelas magras e limitar o consumo para, no máximo, 3 vezes por semana.

Sendo importante lembrar que o ideal é evitar as frituras e consumir as proteínas grelhadas, cozidas, assadas ou ensopadas. Uma vez que, os alimentos fritos podem provocar o desenvolvimento de doenças crônicas, se consumidos em excesso.

7 – Inicie as compras pelos alimentos naturais

Uma forma de ter mais incentivo para levar alimentos saudáveis para casa é começando pelo setor de hortifrutis. Assim, sobrará menos espaço para os alimentos gordurosos e calóricos.

Além disso, o ideal é optar pelas frutas e verduras da época. Isso porque, além de elas serem mais saborosas, elas também são mais baratas e nutritivas. Mas, é importante ter atenção com o grau de maturação e em quanto tempo você vai consumi-las para não estragar. Na dúvida, o ideal é comprá-las semanalmente.

8 – Escolha gorduras boas

As gorduras boas são aquelas que possuem nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes em sua composição. Com isso, quando consumidas de forma moderada, elas ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson.

Desse modo, as principais fontes alimentares das gorduras boas são o azeite de oliva, abacate, chia, linhaça, nozes, castanha do Pará, avelã, amendoim e castanha de caju.

9 – Monte um cardápio semanal

Por fim, essa é uma dica de ouro e que vai facilitar muito o seu dia a dia para uma alimentação saudável! Isso porque, com o cardápio semanal, você pode planejar todas as refeições de uma semana

Assim, ficará mais fácil de seguir com a sua rotina alimentar e planejar as preparações o quanto antes, minimizando, então, as chances de falhas.

E aí, o que achou deste artigo? Nós do SaúdeLab, esperamos que ele tenha sido bastante útil para você e que te ajude em seu dia a dia. Agora, clique aqui para continuar aprendendo sobre um estilo de vida saudável e tenha ainda mais sucesso em sua rotina alimentar!

Por fim, leia mais:

Compartilhe seu amor
Nutric. Jamile Damasceno
Nutric. Jamile Damasceno

Apaixonada por redação, formada em nutrição pela Estácio e uma eterna curiosa por notícias que envolvem saúde e bem-estar. Vem conhecer os meus conteúdos, garanto que você vai amar! Contato: [email protected]

Artigos: 32