Book Appointment Now
Benefícios e malefícios da Uva Passa: será que faz bem ou mal?
A uva passa divide as pessoas: ou elas amam, ou odeiam. Centro das atenções das comemorações de fim de ano, o alimento concentra diversos benefícios para a sua saúde. Portanto, deveria ser consumido o ano inteiro. Ela ótima para o coração, para os dentes, para o sistema nervoso e, é claro, para o sistema digestório. Além disso, é um alimento extremamente acessível no Brasil e que não depende da sazonalidade. Conheça seus benefícios, aqui no SaúdeLAB.
Em se tratando de alimentação saudável e qualidade de vida, as frutas são indispensáveis, seja qual for o plano alimentar e o objetivo a ser alcançado, como o emagrecimento ou a hipertrofia, por exemplo.
Benefícios da Uva Passa
Desse modo, incluir frutas variadas na rotina alimentar é uma atitude que garante resultados, pois cada tipo possui atributos interessantes.
E por falar em propriedades benéficas, você sabe quais são os benefícios de comer uva passas? Pois bem, você vai entender por que essa fruta não pode ficar de fora do seu cardápio.
Primeiramente porque a uva passa é uma delícia e muito versátil, mesmo sendo desidratada, ela não perde seus principais nutrientes. Com relação à saúde, a fruta é rica em fibras, minerais e vitaminas.
Por essa razão, comê-la diariamente garante os seguintes benefícios:
- Fortalece dentes e ossos, pois é rica em minerais importantes, como ferro e cálcio;
- Ajuda a prevenir a anemia, uma vez que o índice de ferro presente na fruta é alto;
- Fortalece o sistema imunológico, visto que é rica em vitamina C, podendo até prevenir gripes, resfriados e outras infecções;
- Regula o trânsito intestinal (efeito laxativo, pois as fibras ajudam no correto funcionamento do intestino, ajudando a prevenir a constipação;
- Favorece a perda de peso, uma vez que as fibras garantem a sensação de saciedade por mais tempo;
- Oferece mais energia, pois é fonte de frutose e glicose – açúcares que garantem maior disposição;
- Previne doenças cardiovasculares, visto que é rica em potássio;
- Melhora a libido, pois é rica em arginina, um poderoso aminoácido que aumenta a disposição sexual.
Uva passa: valor nutricional
A cada 100 gramas | 299 calorias |
Gorduras Totais | 0,5 gramas |
Gorduras saturadas | 0,1 gramas |
Sódio | 11 miligramas |
Potássio | 749 miligramas |
Carboidratos | 79 gramas |
Fibra alimentar | 3,7 gramas |
Açúcar | 59 gramas |
Proteínas | 3,1 gramas |
Cálcio | 50 miligramas |
Ferro | 1,9 miligramas |
Magnésio | 32 miligramas |
Vitamina C | 2,3 miligramas |
Vitamina B6 | 0,2 miligramas |
Pode comer uva passa todo dia?
Agora que você já conhece os principais benefícios de se consumir essa fruta, pode estar se perguntando se pode comer uva passa todo dia, não é mesmo? Inclusive essa é uma dúvida muito comum.
Tendo isso em vista, o que dizem os especialistas? É preciso entender que a uva passa possui açúcar e, por isso, é calórica. Além disso, qualquer alimento que seja consumido em excesso certamente será prejudicial à saúde.
Dessa forma, o consumo da uva passa deve ser feito com moderação; isto é, deve-se comer apenas 2 colheres de sopa por dia da fruta, algo em torno de 100 gramas.
O ideal, portanto, é adicionar a uva passa em alimentos que são também benéficos e saudáveis, como saladas, iogurte natural, cereais etc.
Quais são as vitaminas da uva passa?
A uva passa é uma fruta bastante completa, o que a torna perfeita para o consumo diário.
Além dos minerais e outras propriedades, ela apresenta vitaminas super importantes para as funções do nosso organismo, como as vitaminas do complexo B e C, responsáveis, entre outras coisas, por melhorar a imunidade, prevenir algumas doenças e manter a saúde em dia.
Veja também: Nutren Senior Engorda? Veja tudo sobre esse suplemento alimentar
Faz mal comer muita uva passa?
Por ser benéfica para a saúde e saborosa, além de incrementar vários pratos, é mais do que natural acreditar que quanto mais comer uva passa, mais bem fará para a saúde.
No entanto, corroborando com o tópico anterior, o consumo diário recomendado da fruta é de 100 gramas.
Isso porque, embora possua nutrientes saudáveis, a fruta também apresenta açúcares. Em qualquer caso, o exagero deve ser evitado.
Quem tem gordura no fígado pode comer uva passa?
Sim, o consumo da uva passa pode ser feito por pessoas que têm gordura no fígado, exceto quem deva evitar por indicação médica.
Esse é mais um efeito benéfico da uva passa, visto que as propriedades presentes na fruta ajudam na limpeza do fígado estimulando processos bioquímicos.
Quem tem colesterol alto pode comer uvas passas?
Sim, pessoas com índice alto do colesterol ruim também podem fazer o consumo da uva passa, pois a fruta é rica em fibras.
Essas, por sua vez, agem na diminuição da absorção do colesterol LDL no intestino, resultando em menos gordura acumulada nos vasos sanguíneos.
Saiba mais: 50 Efeitos do Jejum Intermitente: Antes e Depois
Onde guardar a uva passa?
Se a sua resposta for “na geladeira”, certamente sua uva passa durará menos tempo do que o esperado, pois a umidade prejudica a fruta.
Ademais, as bactérias presentes na geladeira podem fazer com que elas estraguem mais rápido.
Assim sendo, o ideal é guardar a uva passa num recipiente limpo, seco, bem fechado (mesmo que em temperatura ambiente) e num local também limpo, de preferência que não haja tanta iluminação.
Quem tem diabetes pode comer uvas passas?
No caso de pessoas diabéticas, o consumo deve ser feito se o controle glicêmico for estável e se o consumo da uva passa for recomendado pelo médico/nutrólogo.
Vale salientar que, mesmo sendo desidratada e menor, a uva passa possui a mesma quantidade de açúcar que a fruta fresca. Outro ponto que deve ser bem observado é se não há adição de açúcar; então, deve-se sempre atentar-se para o rótulo das opções comercializadas em supermercados, feitas e outros locais.
Com relação à quantidade, é importante seguir o recomendado e não ultrapassar 1 colher de sopa por dia, nesse caso.
Quantas calorias tem uma colher de sopa de passas?
O índice calórico da uva passa vai variar conforme o tipo. Contudo, em termos mais gerais, cerca de 100 gramas da fruta têm 294 calorias; já uma colher de sopa de passas equivale a, aproximadamente, 40 a 70 calorias, dependendo também do tamanho e profundidade do utensílio.
Uva Passa solta o intestino?
A uva passa é rica em fibras, portanto pode ajudar, e muito, a soltar o intestino preso. Mas lembre-se, por ser rica em fibras é fundamental consumir com muita água, senão o efeito pode ser contrário.
Uma sugestão é colocar 100g uva passa de molho em 200ml de água, na noite anterior para hidratá-la. Então, na manhã seguinte, você pode descartar a água do molho e consumir a fruta em jejum com 250 ml de água. Aguarde, pelo menos, 30 minutos para tomar o café da manhã. Desta forma, as fibras da uva passa vão funcionar como uma vassourinha no seu intestino.
Como fazer uva passa em casa?
Com tantos benefícios, não há motivos para não comer este alimento. Agora, você pode aprender a fazer a sua própria uva passa caseira. Pode dar um pouco de trabalho, mas também será garantida a qualidade do processo.
Sem falar que você poderá utilizar uvas orgânicas ou biológicas e controlar as adições de açúcares. A maneira mais natural para fazer as passas é a de secagem ao sol, mas muitos fabricantes já utilizam um processo mecânico para secar as uvas.
E em casa, você nem sempre tem um local ideal para deixar o alimento secar naturalmente. Então, veja abaixo o que vai precisar e como fazer o passo a passo para ter passas frescas e saudáveis sem comprá-las prontas.
Entenda: Dieta Afeta a Menstruação: Entenda a Relação
Ingredientes:
- A quantidade de uva que você deseja secar, de preferência orgânica.
Modo de preparo:
Primeiro é importante optar por uvas que não possuam sementes, pois ficam melhores. Depois, lave-as bem, em água corrente. Somente então solte as uvas do cacho, puxando delicadamente pelo cabinho.
Mergulhe as uvas em água fervendo de 30 a 60 segundos. Retire e lave outra vez, imediatamente, em água fria.
A secagem ao sol leva, em média, dez dias, considerando que o tempo esteja bom ou mediano. Por isso, você pode fazer pela técnica do calor artificial.
Para secar bem a sua uva, você pode comprar um desidratador elétrico. Esses aparelhos servem para fazer diversas frutas secas ou assar oleaginosas. Basta espalhar as suas uvas nas bandejas adequadas para que o ar circule secando-as. O tempo requerido no desidratador elétrico depende de cada modelo, mas não devem passar de umas 8 horas.
Técnica de calor artificial
Quem não tem um aparelho desses, não precisa desanimar. É possível fazer a uva passa no forno normal. Você necessita ter alguns cuidados a mais, como se certificar que as uvas realmente não se encostem. Leve as frutas ao forno, em uma temperatura inicial de apenas 50 graus centígrados. Gradualmente vá subindo.
A porta do forno deve permanecer entreaberta, para não abafar. Se não fizer isso, a uva vai aguar. Pode, inclusive, desligar o forno de tempos em tempos. O importante é manter a temperatura sempre acima dos 50 graus.
O tempo do processo depende muito da quantidade de uva utilizada e do seu forno. Porém pode chegar a levar três dias.
Malefícios da uva passa
Porque a uva passa é rica em carboidratos e calorias, as pessoas tendem a pensar que ela faz mal. E, realmente, ela pode fazer se consumida em excesso. Apesar das passas serem conhecidas pelo seus poderes, como prevenir tumores, aliviar a celulite e ser utilizada como laxante natural, elas podem, sim, causar reações adversas.
Quem sofre de problemas renais em geral não pode abusar deste alimento. Isso porque a fruta contém muito sódio e potássio, substâncias que não são indicadas para pessoas que têm problemas renais. Esses minerais podem ficar acumulados no órgão, gerando cálculos renais.
No caso específico dos diabéticos, como ressaltado acima, a fruta deve ser comida com moderação e orientação médica. Pois ela aumenta o índice glicêmico.
É possível fazer, sim, um bom uso disso, porém nem sempre é fácil. É importante ressaltar também que os açúcares presentes no alimento são do tipo frutose, que é um pouco mais saudável que os provenientes de outras fontes.
Uva passa engorda ou emagrece?
Se você gosta de uva passa, calorias é no que você precisa prestar atenção. Afinal, ela é muito ou pouco calórica? Infelizmente a resposta não é boa: esse alimento é altamente calórico e rico em carboidratos. Portanto, como ocorre com todos os alimentos calóricos e que são ricos em carboidratos, a uva passa pode lhe deixar com alguns quilinhos a mais se você exagerar na quantidade.
Mas qual a quantidade de uva passa por dia que eu devo comer?
Para evitar os quilinhos a mais o ideal é não passar de 50 a 100 gramas por dia. Os diabéticos e aqueles que têm problemas renais podem consumir uma dose menor: de 20 a 70 gramas diárias.
O ideal é não comer a uva passa pura. Coloque-a no seu iogurte, no seu mingau, no arroz com legumes e até em cima da salada. A uva passa é um coringa que vai bem com tudo: doces e salgados.
A uva passa preta é considerada mais saudável, porque tem mais resveratrol. Aliás, este polifenol que é responsável por tantos dos benefícios da fruta. É ele que baixa o colesterol, previne doenças do coração e reduz inflamações crônicas.
Assim, quando consumida em doses moderadas e aliada a uma dieta bastante balanceada, a tendência é que a uva passa auxilie você a perder peso. Como você viu, ela tem propriedades saciadoras, além de laxativas. Isso faz você comer menos e ir mais ao banheiro, o que acarreta em maior eliminação de gordura.
Fontes bibliográficas:
- Anderson JW, Weiter KM, Christian AL, Ritchey MB, Bays HE. Raisins compared with other snack effects on glycemia and blood pressure: a randomized, controlled trial. Postgrad Med 2014; 126(1): 37-43