Chá de Orégano possui vários benefícios; mas todo mundo pode tomar? Entenda

O orégano é um dos temperos mais utilizados pelos brasileiros para o preparo de massas, saladas, peixes, carnes e molhos. Contudo, poucos conhecem seus benefícios medicinais. De fato, o chá de orégano propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e até anticancerígenas. Portanto, veja hoje no SaúdeLab tudo que a sua saúde ganha a partir do consumo da bebida!

Ademais, você pode utilizar tanto as folhas frescas quanto as desidratadas do orégano, que são vendidas em casas de produtos naturais. Estas últimas possuem sabor menos intenso, e são ideais para quem se incomoda com o sabor forte da erva. Portanto, confira agora os benefícios do chá e aprenda a prepará-lo da forma correta. Além disso, veja também as contraindicações da bebida.

Os benefícios do chá de orégano para a sua saúde

De nome científico Origanum vulgare, o orégano é uma erva aromática oriunda da região do Mediterrâneo, muito utilizada desde a Antiguidade para o preparo de pratos salgados e também para fins medicinais. Nesse sentido, ele ficou conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e por auxiliar na saúde do sistema gastrointestinal.

Assim, entenda agora estes e outros benefícios do chá de orégano para a sua saúde!

chá de orégano
O chá de orégano oferece benefícios únicos à saúde. Confira! Fonte: Canva.

Os benefícios do orégano para a saúde

1. Combate bactérias, vírus e fungos

O orégano possui carvacrol, um composto bioativo que diminui as atividades de microrganismos que causam infecções diversas. Assim, ele auxilia no tratamento de doenças como gripes, infecções urinárias, candidíase, herpes e infestações fúngicas na pele.

2. Melhora a saúde do sistema gastrointestinal

Desde os tempos antigos, o orégano é utilizado para o tratamento de problemas como má digestão, cólicas intestinais, gases, espasmos e dispepsia. Isso acontece pois a erva é um excelente antiespasmódico, que aumenta a produção de sucos intestinais.

3. Ajuda no tratamento de infecções respiratórias

O chá de orégano é um ótimo expectorante, que atua diretamente sobre os brônquios, diminuindo a produção de secreções pulmonares. Dessa forma, ele é recomendado para o tratamento de problemas como gripes, resfriados, tosse seca, bronquite e laringite.

4. Alivia dores musculares

Em virtude de sua ação anti-inflamatória, o chá de orégano também é indicado para alívio de dores e tensões musculares, como torcicolo e lombalgia. Nesse sentido, ele deve ser aplicado em forma de cataplasma na região atingida.

5. Mantém a pele saudável

O orégano é rico em antioxidantes e vitamina C, compostos que atuam no organismo prevenindo a formação de radicais livres e evitando o envelhecimento precoce. Ademais, ele acaba auxiliando na manutenção de uma pele jovem e saudável.

6. Auxilia na perda de peso

Os antioxidantes presentes no chá de orégano diminuem as inflamações do corpo e facilitam a eliminação de gorduras pelo organismo. Assim, combinada a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos, a bebida auxilia no processo de perda de peso.

7. Ajuda no controle da diabetes

Alguns estudos recentes mostraram que o consumo diário de orégano combate a diabetes, já que seus compostos atuam no bloqueio das enzimas que alteram o metabolismo da glicose. Dessa forma, o chá de orégano equilibra o açúcar no sangue, sendo eficaz no controle da diabetes.

8. Previne doenças cardiovasculares

O chá de orégano contem flavonoides, carvacrol e timol, compostos que diminuem a concentração do colesterol ruim no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como o infarto.

9. Atua na prevenção do câncer

Alguns estudos preliminares mostraram que o carvacrol e o tioml, presentes no chá de orégano, ajudam a combater os radicais livres no organismo, reduzindo o dano celular e o crescimento de células cancerígenas. Desse modo, a bebida auxilia na prevenção de certos tipos de câncer, como o de ovários, próstata e a leucemia.

Como fazer o chá de orégano

Ingredientes

  • 150ml de água;
  • Meia colher de sopa de folhas de orégano.

Modo de preparo

Ferva a água e coloque-a numa xícara. Em seguida, adicione as folhas de orégano, tampe o recipiente e aguarde cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar e beber o chá. O consumo recomendado é de 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais

Se consumido em excesso, o chá de orégano pode provocar vômitos, reações alérgicas e diarreia.

Quem não pode tomar o chá

O chá de orégano não é recomendado para gestantes, lactantes e pessoas com alergia ao orégano.

Leia mais: Chá de Ginkgo Biloba: a bebida ideal para o bom funcionamento do cérebro

TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1063
plugins premium WordPress