Chá de Macela alivia as dores no corpo e mais; conheça seus benefícios

Descubra os segredos dessa planta medicinal que brota em arbustos

De origem americana e muito popular no Rio Grande do Sul, a macela é uma flor que brota em arbustos, sendo utilizada pela medicina popular há séculos. Assim, o chá de macela é conhecido por atuar como calmante muscular, aliviando dores no corpo. Entretanto, seus benefícios vão muito além. Assim, confira hoje no SaúdeLab tudo que a sua saúde ganha a partir do consumo da bebida!

Em primeiro lugar, é importante destacar que o chá de macela não substitui os tratamentos indicados pelo médico para os problemas mencionados durante a matéria. Nesse sentido, a bebida atua apenas como auxílio complementar, e sua ingestão deve ser orientada por um especialista em plantas medicinais. Dito isso, veja agora quais são as propriedades dessa pequena flor!

Os benefícios do chá de macela

De nome científico Achyrocline satureioides, a macela é uma planta que oferece propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, calmantes, diuréticas e antiespasmódicas, podendo ser utilizada como tratamento auxiliar de diversos problemas de saúde. Assim, entenda agora como tudo isso afeta de forma positiva a sua saúde!

Leia também: Ginseng: conheça seus benefícios e as melhores combinações

Lista com os efeitos da flor de macela

1. Contribui para o tratamento da insônia, estresse a ansiedade

A macela é uma flor naturalmente calmante e, nesse sentido, apresenta propriedades semelhantes às da flor de camomila. Assim, o chá de macela pode contribuir para o relaxamento do organismo em situações de insônia, estresse e ansiedade.

2. Alivia dores no corpo

Além da ação calmante, o chá de macela também proporciona efeito analgésico no corpo, contribuindo para o alívio de dores musculares, de cabeça, do estômago e até para casos de dores de dente. Neste último caso, inclusive, ela também exerce função antisséptica, combatendo fungos e bactérias que possam se alojar nos canais periodontais.

3. Auxilia na contenção das cólicas menstruais

A ação calmante e analgésica, além das propriedades anti-inflamatórias contidas no chá de macela também são eficazes para o controle das dores do período menstrual. Além disso, por possuir efeito antiespasmódico, a bebida também controla os movimentos que o útero faz, auxiliando na diminuição da dor e do desconforto.

4. Fortalece o sistema imunológico

chá de macela na xícara
Conheça o chá de macela, a bebida que promete acabar com as dores no corpo. Fonte: Canva Pro

A macela também contém antioxidantes poderosos, que atuam no organismo protegendo as células contra a ação dos radicais livres. Consequentemente, ela conduz a um fortalecimento do sistema imunológico, atuando no tratamento de casos de gripes, resfriados e outros tipos de infecções.

5. Controla a asma e outros problemas respiratórios

Por possuir ação anti-inflamatória, o chá de macela também é eficaz no tratamento de problemas do sistema respiratório, como asmas, bronquites e infecções diversas.

6. Elimina o excesso de líquidos do corpo

O chá de macela também é um ótimo aliado de quem sofre com problemas de retenção de líquidos. Desse modo, ele atua como um diurético eficaz, eliminando o excesso de líquidos dos tecidos do corpo.

7. Inibe o vírus do herpes

Alguns estudos recentes demonstraram que o chá de macela contém flavonoides importantes, como a quercetina e a luteolina, que atuam inibindo diretamente o vírus do herpes. Além disso, se utilizado como banho de assento, ele também auxilia no controle de corrimentos e infecções vaginais.

8. Controla o colesterol do organismo

A ação diurética do chá de macela também faz com que as artérias do corpo sejam relaxadas, favorecendo, assim, o controle da pressão arterial e a diminuição do índice de colesterol ruim do sangue. Além disso, o efeito diurético também é considerado favorável para quem sofre de cistites, infecções urinárias, nefrites ou colecistites.

9. Regula problemas do sistema gastrointestinal

A ação calmante e analgésica do chá de macela também alivia os sintomas de diversos problemas gastrointestinais, como azia, úlceras, gastrite, dor de estômago e cólicas intestinais. Da mesma forma, o chá também atua controlando a diarreia.

Leia mais: Anis-estrelado: conheça os benefícios, como usar e seus efeitos colaterais

Como fazer o chá da flor de macela

Ingredientes

  • 10g de flores secas de macela;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferva a água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente as flores de macela, tampe o recipiente e aguarde cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar o chá e beber. O consumo indicado para ingestão é de até 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Ainda faltam estudos sobre os possíveis efeitos colaterais do chá de macela. Todavia, especialistas recomendam não extrapolar o consumo diário indicado.

Quem não deve tomar o chá

O chá de macela não deve ser consumido por gestantes, lactantes, pessoas com pressão baixa ou que já fazem uso de medicamentos para depressão e insônia, além de indivíduos com problemas renais.

Leia mais: Chá de alcachofra realmente emagrece? Conheça seus poderes e usufrua dos benefícios

Muito tem se falado sobre a laranja moro e os seus efeitos no emagrecimento. Uma vez que, ela está sempre associada à perda de peso e qualidade de vida. O que tem gerado a curiosidade de diversas pessoas que desejam emagrecer. Pensando nisso, no vídeo de hoje, o SaúdeLab vai lhe contar se a laranja moro emagrece mesmo e quais são os seus benefícios à saúde. Então, continue o vídeo até o final para conferir.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação