Como saber se o frango está estragado? Tire suas dúvidas

Fonte de vitaminas, a carne de frango deve ser bem manuseada para não representar riscos à saúde

A popularidade da carne branca se deve, principalmente, por conta do baixo custo; sendo a principal fonte de proteínas para muitas pessoas. Tendo isso em vista, como saber se o frango está estregado e qual a maneira certa de conservar a carne?

Confira todas as dicas aqui no SaúdeLab.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada brasileiro consome, em média, 43 quilos de carne de frango por ano.

Além disso, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2021 foram consumidas 133 milhões de toneladas desse tipo de carne no mundo.

Saber manipular a carne é de suma importância para a saúde, pois assim evita-se problemas relacionados à contaminação.

Portanto, confira dicas essenciais para o dia a dia que vão te ajudar no manejo da carne de frango.

Como saber se o frango está estragado

Embora pareça algo muito simples, identificar quando a carne de frango está estragada é mais difícil do que parece.

Isso porque os sinais podem estar escondidos e, às vezes, podem até passar despercebidos.

Rica em proteínas, vitaminas e nutrientes benéficos para o corpo, a carne de frango costuma ser uma das principais fontes de intoxicação alimentar.

Pois, ainda há muitos erros em seu manejo e, também, porque a carne crua está contaminada com a bactéria Campylobacter.

E, por acaso, pode estra contaminada também com Salmonella e Clostridium perfringens. Por essas razões, não se deve comer carne de frango que não foi cozida bem.

Outro hábito prejudicial e errado é lavar a carne antes de prepará-la, pois pode contaminar outros alimentos, utensílios e o local onde as refeições são feitas. Mas antes de observar todos esses pontos, jamais deve haver o consumo de carne ruim. Portanto, como saber se o frango está estragado?

Leia também: Segurança no manuseio de carnes cruas: aprenda 05 cuidados essenciais agora mesmo

Dicas práticas para saber como o frango está estragado

A primeira pista de como saber se o frango está estragado é sentir o cheiro de frango, você saberá identificar o cheiro de uma carne crua e o cheiro de uma carne que está apodrecendo, pois é bem característico, inclusive durante o cozimento.

Outro sinal é relativo à cor da carne: o frango possui uma coloração rosa, quando a carne não está boa para o consumo, sua cor é opaca, cinzenta.

Outra dica é perceber a textura do frango. Se a carne estiver muito escorregadia ou apresentar muita viscosidade (ficar grudenta) é sinal de que ela está apodrecendo ou já está estragada.

No caso de carnes congeladas, deve-se observar se não há camadas grossas de gelo se formando na carne, se houver, é melhor descartá-la.

Qual a maneira correta de conservar carne de frango

A melhor forma de conservar a carne de frango é congelando-a. Isso porque o congelamento impede o crescimento de microrganismos na carne, sobretudo quando o consumo for feito dias depois.

Dessa forma, é importante colocar a carne num recipiente bem tampado, para conservar a temperatura.

Não se deve, ainda, recongelar a carne. Ademais, os especialistas garantem que a melhor forma de descongelar a carne de frango é dentro da geladeira.

É interessante se programar com antecedência, uma vez que a carne pode demorar até 24 horas para que todo o gelo derreta.

Fazer o descongelamento em temperatura ambiente pode favorecer o desenvolvimento dos microrganismos e estragar a carne.

Gostou de saber como o frango está estragado? Compartilha essa informação com seus contatos e ajude a espalhar dicas práticas e saudáveis como essa.

Leia ainda: Carne descongelada pode ser congelada novamente? Confira e se livre dos perigos

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Não despreze essa dica supervaliosa! Clica no vídeo e confira.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação