Reposição de Vitamina B12: para que serve? Tem efeitos colaterais?

Entenda a importância dela para o organismo

A reposição de vitamina B12 é muito importante diante de alguns quadros de saúde. Afinal, ela é essencial para a formação de estruturas do organismo, que não é capaz de produzi-la sozinho. A deficiência desta vitamina pode ter relação com a má alimentação ou, então, com a dificuldade de absorção dela. Ambos os quadros podem causar efeitos colaterais negativos. Continue a sua leitura e veja, no SaúdeLAB, quem deve fazer a suplementação desta vitamina. Veja as opções de como fazer e outras informações relevantes.

Para que serve a vitamina B12?

Esta é uma vitamina que é responsável tanto pela formação de estruturas das células sanguíneas quanto dos neurônios. Por isso, ela é extremamente importante para a saúde e o bem-estar. A carência de vitamina B12 pode causa doenças como anemia, tontura, fraqueza muscular, palidez e fadiga. Portanto, consumir essa vitamina diariamente é  fundamental.

Assim, diante de alguns destes sintomas, e após avaliação médica, pode ser necessário a reposição desta vitamina. Este tratamento serve justamente para garantir que o organismo conte com os níveis ideais desta vitamina. Em caso contrário, o indivíduos pode até apresentar lesões neurológicas.

Assim, a reposição é feita de modo a atingir a quantidade ideal desta vitamina. Segundo a Organização Mundial da Saúde, um adulto deve consumir 2,4 mcg da substância diariamente.

Como fazer reposição de vitamina B12?

Existem algumas maneiras diferentes de fazer essa reposição, de modo que é o médico ou o nutricionista que deverá determinar a forma ideal para que você a faça.

Reposição oral

Neste caso, a reposição da vitamina B12 é feita por meio da ingestão de suplementos vitamínicos. É possível que a suplementação ocorra apenas para a B12 ou, ainda, para uma série de vitaminas.

Reposição vitamínica pela alimentação

Outra possibilidade de fazer a reposição desta vitamina é pela alimentação. Neste caso, trata-se de um quadro que não decorre da dificuldade de absorção da substância.

São alimentos ricos em vitamina B12 e que devem constar no cardápio: carnes bovinas ou de peixes, ovos e leites, assim como os respectivos derivados.

Reposição de vitamina B12 de maneira intramuscular

Por fim, outra forma bastante comum de fazer a reposição desta vitamina é por meio de injeções semanais intramusculares. Esta é considerada uma maneira mais simples de fazê-la.

Qual é a dose de reposição de vitamina que devo tomar?

A quantidade ideal depende de cada organismo e, portanto, de exames sanguíneos. Portanto, não há como estipular uma dose universal e que se aplique a todos os pacientes. Especialmente porque as causas da deficiência em vitamina B12, que demanda reposição, são diversas. Igualmente, ela pode atingir pacientes de todas as idades e pesos.

Por isso, a determinação da quantidade de uso na reposição dependerá da situação de cada pessoa.

Há efeitos colaterais na reposição de vitamina?

A reposição de vitamina B12 não costuma gerar efeitos colaterais. Aliás, saiba que mesmo que o corpo receba uma dose maior do que a necessária, é comum que ele seja capaz de eliminar o excesso. Ou seja, não há riscos de intoxicações.

Contudo, é importante ressaltar que a reposição dela ou de qualquer outra vitamina sempre deve decorrer de uma indicação médica ou de um nutricionista.

Desse modo, é possível garantir que o seu organismo tenha à disposição os níveis ideais de nutrientes para o seu correto funcionamento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação