Jiló: entenda os riscos e benefícios e saiba como consumir de forma saudável

Incluir o jiló na sua alimentação pode ser muito benéfico para a saúde

Com um sabor mais amargo e diferenciado o jiló não é agradável a todo paladar. Aliás, muitas pessoas deixam de consumir jiló, por causa desta característica. No entanto, esse vegetais possui muitos benefícios para saúde. Ademais, poucas pessoas sabem, mas o jiló pode ser prejudicial em alguns casos. Porém, no geral, ele é um alimento bastante benéfico e pode ser muito proveitoso para a saúde. Portanto, venha com o SaúdeLab e saiba quais são os malefícios e benefícios do jiló, e qual é a melhor forma de consumir.

Ao contrário do que muitos pensam, o jiló na verdade é uma fruta. Entretanto, independentemente de sua classificação, sabemos que frutas, vegetais e alimentos naturais, no geral, são muito importantes para a saúde. Com o jiló não é diferente, visto que ele também oferece benefícios muito bons para o nosso organismo.

Tabela Nutricional do Jiló

Antes de mais nada, para entender melhor os seus benefícios, precisamos observar seu valor nutricional. Desta forma, usaos como base a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, lançada em 2011 pela USP. Baseado nela, podemos observar que, cada 100 gramas de jiló possui:

  • Energia: 27 Kcal
  • Proteínas: 1,4 g
  • Lipídios: 0,2 g
  • Colesterol: 0 g
  • Carboidratos: 6,2 g
  • Fibra alimentar: 4,8 g

Conforme podemos observar, o jiló possui poucas calorias e seus carboidratos são bem poucos e possui muita fibra alimentar. Portanto, podemos dizer que o jiló é perfeito para uma dieta low carb e não deve ficar de fora do cardápio.

Leia também: Pequi requer moderação; conheça seus benefícios e malefícios

Principais benefícios do jiló

Fonte de Ferro 

Por incrível que pareça, o jiló é uma grande fonte de ferro. Outros minerais também estão presentes, porém o ferro merece destaque pois, na quantidade encontrada no jiló, a fruta se torna uma excelente opção de alimento para ajudar no combate de anemias.

Fonte de Fibras

Através das fibras, o jiló beneficia tanto a saúde intestinal como um todo, quanto a absorção de gorduras. Ou seja, ele favorece os processos digestivos , o emagrecimento e o controle do colesterol.

Rico em vitamina A e C

A riqueza de vitaminas A e C permite que o jiló atua no combate de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Isso se dá através da ação antioxidante desses componentes, de forma a melhorar a aparência do cabelo e da pele no geral.

Alimento perfeito para dietas 

Dentre os benefícios do jiló, ele é considerado um alimento low carb. Ou seja, ele possui uma baixa quantidade de carboidratos por porção. Ademais, a sua quantidade de gorduras e calorias também é bastante baixa, fazendo com que seu consumo seja muito leve para a saúde.

Auxilia no controle do colesterol

Através das fibras, o jiló melhora a absorção de gorduras, o que consequentemente reduz os níveis de colesterol no organismo. Com isso, os riscos de problemas cardiovasculares também podem ser diminuídos.

Melhora a aparência da pele e cabelos

As vitaminas A e C presentes no jiló possuem uma forte ação antioxidante. Esta por sua vez, combate o envelhecimento precoce, melhorando a aparência dos fios e da pele.

Combate o mau hálito

Por incrível que pareça, o sabor amargo do jiló pode melhorar o mau hálito, estimulando a salivação que ocorre na boca.

Malefícios do Jiló

De maneira geral, o jiló é uma fruta que pode ser consumida por qualquer pessoa, independentemente da faixa etária ou condição de saúde. Na verdade, o valor nutricional do jiló faz dele uma grande recomendação para crianças, grávidas e pessoas com colesterol alto.

Por outro lado, ele pode sim ser um problema em pessoas que estão com uma alta de ferro. Nesses casos, é preciso o acompanhamento médico para que a fruta não eleve ainda mais os níveis desse mineral.

Quais as melhores formas de consumo?

Conforme fora dito, muitas pessoas acabam deixando o jiló fora da dieta por causa do seu sabor amargo. Porém, existe um truque muito eficiente para reduzir esse amargor para poder aproveitar os benefícios do fruto. No caso, quando você for consumir a fruta, polvilhe ela com sal e enrole em um papel toalha por cerca de 20 a 40 minutos. Dessa forma, parte do líquido responsável pelo sabor amargo será eliminado.

Por fim, agora que você conhece os benefícios do jiló, e sabe como reduzir o amargor dele, é preciso incluir ele na alimentação de alguma forma. Apesar dele poder ser comido in natura, geralmente ele é utilizado em receitas de saladas, farofas, refogados, sopas e similares.

Leia mais: A carambola faz mal? Conheça os benefícios e os malefícios da fruta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação