Book Appointment Now
Quem tem colesterol alto deve optar por carne suína, bovina, frango ou pescados? Descubra
Sem dúvidas, as carnes possuem uma presença extremamente forte nas nossas refeições. Além de muito saborosas, elas podem ser extremamente proveitosas do ponto de vista nutricional. Contudo, dependendo do corte que você estiver consumindo, pode ser que a carne esteja aumentando seu colesterol. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda quais cortes de carne bovina, suína ou frango que tem menos colesterol.
A princípio, existem muitas pessoas que de fato gostam, ou têm preferência, por carnes mais gordurosas. Afinal, a gordura realmente concede um sabor e textura diferente para a carne. Porém ao mesmo tempo, ela pode ser extremamente prejudicial para a saúde. No caso, o principal responsável por isso é o colesterol, presente em maiores quantidades nos cortes mais gordurosos.
Qual tipo de carne é tem menos colesterol?
Antes de mais nada, talvez a maior dúvida nesse assunto seja qual é a carne que costuma ter menos colesterol. No caso, as mais consumidas são as de boi, porco e aves. Sob esse ponto de vista, a primeira afirmação que deve ser feita é de que as carnes brancas, como as de frango, costumam ser mais leves, incluindo em relação ao colesterol, quando comparadas com as carnes vermelhas como bovinas e suínas.
Por outro lado, é muito importante ter em mente que, apesar das carnes bovinas e suínas terem comumente uma quantidade maior de colesterol, essa qualidade depende muito do corte. Ou seja, cada corte de carne possui uma determinada quantidade de gorduras e colesterol, havendo aqueles que possuem mais ou menos que outros. Logo, não podemos generalizar que uma determinada carne é melhor que a outra.
Leia também: Colesterol alto? Veja quais os cortes de carne que devem ser evitados
Cortes de carne e suas quantidades de colesterol
Quem precisa controlar o colesterol precisar tem um cuidado especial ao escolher a sua fonte de proteína, afinal, a carne é uma ótima fonte de nutrientes. De acordo com estudos científicos, o problema não está na origem da carne, mas sim em qual corte em que vamos encontrar mais colesterol. Confira:
Suína
- Geralmente, cortes como o filé mignon, lombo e até mesmo a picanha de porco, costumam apresentar menos gordura na sua composição.
- Em compensação, a calabresa e bacon, que são amplamente consumidos, são alimentos mais pesados quanto ao colesterol.
Bovina
- Lagarto, patinho, maminha e, novamente, filé mignon, são cortes mais magros da carne bovina, com menor quantidade de gordura.
- Já a costela, picanha e fraldinha, por exemplo, são mais problemáticas quanto o colesterol e gordura presentes nas peças.
Frango
- Por fim, apesar do frango ser muito consumido por ser uma carne mais leve, ele também pode sim ter quantidade significativas de gorduras.
- No caso, o maior problema do frango é a sua pele, que contribui ativamente para o aumento do colesterol.
- Portanto, dê preferência por cortes como o peito, e evite consumir pele e peças mais gordurosas, como a coxa e asa.
Pescados
- Os peixes, em geral, em são dão totalmente liberados, o colesterol que possuem em sua composição é do tipo “bom” e combatem inflamações e fazem bem a saúde.
- Mas claro, a forma de preparo interfere diretamente em sua composição do colesterol, ou seja, nada de comer peixe frito à milanesa.
- Opte sempre pelos grelhados e assados.
Moderação e atenção na alimentação são chaves para controlar o colesterol
Agora que você conhece os cortes de carne com mais e menos colesterol, é preciso começar a dar preferência pelos cortes mais saudáveis. Contudo, se você já sofre com colesterol alto, ou tem o objetivo de controlar os níveis dele, não basta apenas ter atenção com as carnes. A nossa alimentação deve ser sempre bem balanceada e moderada, incluindo nutrientes tanto de origem animal quanto vegetal.
Leia mais: Colesterol Alto? Veja 10 frutas para reduzir o colesterol do sangue