Chá de Cardo Mariano: conheça seus benefícios e saiba como preparar

Fique por dentro das principais propriedades do chá de Cardo Mariano

Mesmo sendo um costume muito antigo, o consumo de chás ainda é considerado algo muito benéfico para saúde. A grande maioria deles possui propriedades medicinais úteis para melhorar a nossa qualidade de vida. O chá de Cardo Mariano, por exemplo, apesar de ser menos consumido que outros chás, pode ser muito proveitoso. Portanto, venha com o SaúdeLab, conheça os benefícios do chá de Cardo Mariano para saúde, e saiba como prepará-lo.

Geralmente, quem tem o hábito de beber chá no dia a dia, já possui seus chás favoritos, como o de camomila, boldo, canela e outros muito populares. Entretanto, ficar consumindo apenas alguns chás impede a pessoa de aproveitar os benefícios que outros tipos podem oferecer. Esse é o caso do chá de Cardo Mariano, que apesar de fazer muito bem para a saúde, não é todo mundo que está habituado a consumi-lo.

Principais benefícios do chá de Cardo Mariano

  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue: através de um aprimoramento na sensibilidade a insulina, o chá de Cardo Mariano consegue ser um aliado no controle do açúcar na corrente sanguínea, o que pode ser bastante benéfico para pessoas que sofrem de diabetes e outros problemas do tipo.
  • Preserva a saúde dos ossos: para pessoas que tem tendência a osteoporose, é possível utilizar o chá para impedir a desmineralização dos ossos, que é um grande contribuinte para esse problema de saúde.
  • Melhora o funcionamento do fígado: essa talvez seja a principal vantagem desse chá, pois ele contribui imensamente para a saúde do fígado no geral. Ele pode reduzir inflamações que ocorrem no fígado e melhorar os níveis de enzimas hepáticas.
  • Previne e combate problemas hepáticos: sob o mesmo ponto de vista, o chá também acaba sendo ideal para quem quer se prevenir de doenças no fígado, ou até mesmo combater algum problema pré-existente, como casos de fígado gordo e similares.
  • Fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios: a proteção que o chá de Cardo Mariano concede para o fígado ocorre através de antioxidantes e anti-inflamatórios que ele fornece. Porém essas mesmas substâncias podem ser úteis para outras finalidades, como a conservação da saúde da pele.
  • Melhora a saúde cerebral: por incrível que pareça, esse chá também pode ser aproveitado para a saúde do cérebro, especialmente em relação à conservação da memória e cognição.

Leia mais: Chá para gastrite: confira 7 opções para amenizar o problema

Como fazer para preparar o chá em casa?

Agora que você conhece os benefícios do Cardo Mariano para a saúde, confira a seguir os ingredientes necessários, e modo de preparo dele:

  • 1 colher (sopa) de Cardo Mariano
  • 500ml de água

Em uma chaleira, acrescente os dois ingredientes e leve ela para o fogo. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo, tampe a chaleira e aguarde cerca de 10 minutos. Passado o tempo, passe o chá por um coador e já pode se servir. Caso você não tenha uma chaleira, fique a vontade para utilizar outro recipiente de sua preferência.

Tenha cuidado com a frequência e forma de consumo

Por fim, mesmo que o chá de Cardo Mariano seja muito benéfico para a saúde, tome cuidado para não consumir ele excessivamente. O ideal é que você beba ela no máximo 3 vezes por dia. Ademais, se você sofre com algum problema hepático, ou se você é gestante, procure por uma orientação médica profissional. Assim, você poderá ter certeza de que você pode tomar o chá sem problemas.

Leia mais: Chá para dormir melhor durante a noite: conheça 6 opções incríveis e poderosas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação