Conheça o Kombucha e saiba quais são os seus benefícios para a saúde

Entenda mais sobre o Kombucha e saiba quais benefícios ele pode nos oferecer

Com o passar do tempo, a popularidades do kombucha foi crescendo cada vez mais. Contudo, atualmente, muitas pessoas ainda desconhecem ele, ou ficam com receio de experimentá-lo. Isso faz com que essas mesmas pessoas acabem perdendo os benefícios que ele oferece para a saúde. Portanto, se você é uma delas, venha com o SaúdeLab e saiba o que é kombucha, e quais são os seus benefícios para a saúde.

A princípio, o kombucha é uma bebida que ficou bastante popular através das mídias sociais. Graças a essa popularidade, as pessoas têm procurado entender o que ela é de fato, porém muitas vezes não são informadas dos benefícios que a bebida oferece. Estes por sua vez podem ser muito proveitosos para a saúde do nosso organismo.

O que é o kombucha de fato?

De maneira geral, o kombucha é uma espécie de chá, originário de uma região que, atualmente, se situa na China. Sua produção é feita a partir de uma ação de fermentação produzida por fungos e bactérias específicos. À primeira vista, esse fato pode te deixar receoso em relação ao consumo da bebida. Porém vale lembrar que as bactérias e fungos estão inseridas na produção de diversos alimentos que consumimos, como massas e queijos.

A produção da bebida geralmente é feita a partir de chá preto ou verde adoçados, que servem de alimento para os microrganismos. Durante essa produção, as bactérias e fungos escolhidos formam uma camada denominada SCOBY. Esta por sua vez pode ser definida como uma união desses microrganismos, que através da proliferação deles, passa a incrementar propriedades benéficas na bebida.

Leia mais: Benefícios do Kefir: veja 10 motivos para incluir na sua dieta hoje ainda

Principais benefícios do kombucha para a saúde

Melhora a saúde intestinal

Como o kombucha é feito com a ação de microrganismos, eles podem funcionar como probióticos e prebióticos. Com isso, eles melhorar o funcionamento e saúde do nosso intestino, que depende muito de ações microbianas.

Fornece antioxidantes

Na forma de polifenois e outras substâncias, o kombucha fornece antioxidantes, que são muito importantes para o combate de radicais livres. Estes por sua vez são causadores do envelhecimento precoce, que prejudica a aparência e aspecto da pele, cabelo e outros.

Controle da glicemia

Outro benefício que o kombucha pode vir a oferecer para o ser humano é o controle da nossa glicemia. Isso seria especialmente vantajoso para pessoas pré-diabéticas e diabéticas, que não conseguem fazer bem esse controle e ficam com níveis de glicemia elevados.

Combate microrganismos

Por incrível que pareça, os mesmos microrganismos do kombucha, que melhoram a saúde intestinal, também podem combater microrganismos prejudiciais no nosso corpo. Dessa forma, ele pode ser efetivo contra candidíase e algumas infecções.

O kombucha também pode oferecer alguns malefícios

Agora que você sabe o que é kombucha, e quais são os seus benefícios, é importante também se informar sobre os malefícios que ele pode trazer. No caso, a bebida muitas vezes apresenta uma quantidade significativa de cafeína, carboidratos e até mesmo álcool. Logo, se você é gestante, pretende dirigir ou quer emagrecer, o kombucha é algo a ser evitado, ou ao menos consumido com bastante moderação.

Leia mais: 10 dicas para se livrar da prisão de ventre rapidamente: faça o teste e comprove

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação