Book Appointment Now
Chá Cicatrizante: confira 7 melhores opções indicadas para o pós cirúrgico
Talvez você já saiba disso, mas além de serem bebidas muito antigas e tradicionais, os chás possuem propriedades extremamente benéficas para a saúde e bem-estar. Cada tipo de chá possui suas aplicações e formas de uso. Porém nem todo mundo sabe que existem chás cicatrizantes, que podem ajudar muito em pós-operatórios. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te apresentar 7 melhores opções chá cicatrizante para tomar depois de cirurgias.
A princípio, quem já passou por uma cirurgia, sabe como o pós-operatório é pesado para o nosso corpo, e como ele limita alguns dos nossos hábitos. Isso não é por menos, já que se trata de um processo em que o organismo está se recuperando de um procedimento invasivo. Contudo, para ajudar nessa recuperação, existem alguns chás cicatrizantes que podem ser grandes aliados.
Mas atenção, antes de consumir qualquer chá no pós operatório, consulte o seu médico. Não tome nenhum tipo de chá sem a liberação do profissional de saúde responsável pelo seu procedimento.
Melhores opções de chá cicatrizante
Arruda
O chá de arruda exerce efeito sob os vasos sanguíneos, e ainda exerce uma ação anti-inflamatória. Ambos os mecanismos são essenciais para melhorar a cicatrização no organismo.
Camomila
Muito conhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila também é muito efetivo no processo de cicatrização. Ele é capaz de acelerar tanto o fechamento de ferimento quanto o processamento de edemas no corpo, além de conter propriedades antibacterianas.
Carobinha
De antemão, a carobinha pode ser encontrada farmácias de manipulação, ou em casas de ervas, justamente por conter um forte potencial de cicatrização, especialmente em feridas e problemas cutâneos.
Cravo
Juntamente com anti-inflamatórios, os antioxidantes são importantes nos processos de cicatrização. Com isso, o chá de cravo, que apresenta ambas as propriedades, se torna uma boa opção de chá cicatrizante.
Folha de goiaba
Assim como a de pitanga, a folha de goiaba pode ser usada para fazer um chá carregado de compostos anti-inflamatórios, que favorecem muito a cicatrização.
Chá Verde
Da mesma forma que o chá de cravo, o chá verde também contém componentes que agem como anti-inflamatórios e antioxidantes.
Eucalipto
Não só o chá de eucalipto ajuda a melhorar a aparência das cicatrizes, como ele também combate certos casos de dores, que podem ser comuns após cirurgias.
Cuidados importantes para usar os chás com segurança
Agora que você conhece os melhores chás cicatrizantes, é importante aprender alguns cuidados em relação ao consumo deles. No caso, o primeiro cuidado que você teve ter é consultar o médico responsável por sua cirurgia, para saber se você pode usar determinado chá ou não e, caso possa, qual a quantidade ideal. O chá de arruda, por exemplo, precisa ser tomado uma xícara ao dia, mas deve ser evitado por mulheres grávidas.
Sob o mesmo ponto de vista, consultar o seu médico também acaba sendo necessário para que você receba orientações que vão além do consumo dos chás cicatrizantes. Para ter um pós-operatório bem sucedido, não basta apenas beber esses chás. Na realidade, o processo dependo muito mais de mudanças alimentares e mudanças de hábitos para dar certo.
Leia mais: Chá da Folha de Manga: conheça os benefícios para saúde e saiba como fazer
Triptofano: para que serve?
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.