Chá de sucupira: conheça 5 benefícios, contraindicações e como preparar corretamente

Você já ouviu falar da sucupira? Essa árvore costuma estar presente principalmente na América do Sul, e suas sementes são muito estudadas e procuradas por suas propriedades medicinais. No caso, elas podem ser aproveitadas para fazer um excelente chá de sucupira. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e veja os principais benefícios, malefícios e propriedades do chá de sucupira.

A princípio, o consumo de chás pode ser um hábito extremamente benéfico para a saúde. Cada erva e planta usada na produção deles possui propriedades específicas. Com o chá de sucupira não é diferente, visto que ele pode ser aproveitado para diversas finalidades. Entretanto, é importante saber como aproveitar ele de forma segura, bem como aprender a fazer ele corretamente.

Principais benefícios do chá de sucupira

  • Melhora a cicatrização: um dos efeitos mais interessantes do chá é que ele pode ser usado para melhorar os processos de cicatrização do corpo. Ou seja, o chá é uma excelente alternativa para melhorar a recuperação de feridas, eczemas e similares.
  • Ação anti-inflamatória: a sucupira possui um fortíssimo efeito anti-inflamatório. Isso permite que ela seja empregada para tratar problemas inflamatórios como a artrite, ou dores articulares como a artrose.
  • Regula os níveis de açúcar: o chá especialmente benéfico para pessoas diabéticas, visto que ele pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue.
  • Combate dores de garganta: é possível usar chá para aliviar dores de garganta, dependendo do caso, e até mesmo a dor de amigdalites.
  • Efeito anticâncer: as sementes da sucupira possuem propriedades antitumorais e antioxidantes. Essa combinação de efeitos permite que o chá seja um forte agente no combate contra cânceres, especialmente os de fígado e próstata.

Leia mais: Chá de Tília combate a ansiedade e mais; conheça benefícios e saiba preparar

Existe algum tipo de contraindicação para o chá?

De antemão, por mais que o chá de sucupira possa ser um aliado no tratamento de cânceres, nem sempre ele é indicado. O mesmo vale para pessoas que sofrem com algum problema de fígado, gestantes ou crianças. Portanto, se você pretende consumir o chá para obter seus benefícios, consulte um médico antes para ter certeza de que o consumo realmente será seguro.

Como fazer o chá corretamente?

Tendo em mente as principais propriedades do chá de sucupira, agora resta apenas aprender a fazer ele. Para isso, será necessário usar 4 sementes da planta para cada um litro de água que você desejar fazer. Dito isso, acompanhe o passo a passo a seguir:

  1. Primeiro, lave bem as sementes sob água corrente
  2. Em seguida, utilizando um martelo de cozinha, quebre elas com cuidado.
  3. Feito isso, coloque as sementes em uma panela juntamente com a água.
  4. Leve a panela para o fogo, e deixe por cerca de 10 minutos para infusionar as sementes.
  5. Por fim, passado o tempo, coe a água e já pode se servir.

Leia mais: Chá de Noz Moscada: conheça 5 benefícios inacreditáveis para a sua saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress