Mandioca: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A mandioca é um dos alimentos mais consumidos ao redor do mundo. Pertencente à família euphorbiaceae, possui mais de cem espécies e seu cultivo ocorre em países subtropicais e tropicais. A planta é considerada uma das mais importantes depois do trigo, pois caracteriza-se ser uma importante fonte de amido e pode ser utilizada tanto na alimentação dos seres humanos como na de outros animais. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Veja os benefícios da mandioca

Por conter quantidades significativas de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido, funcionando como fibra dietética no corpo, a mandioca melhora a digestão e ajuda a prevenir condições como: gastrite e câncer intestinal, atuando como alimento para as bactérias benéficas do intestino.

Fonte de vitamina A, C e caroteno, a mandioca fortalece o sistema imunológico, auxilia na perda de peso, melhora a digestão, ajuda a controlar a diabetes, promove a saúde da pele, unhas e cabelo, melhora a disposição e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Um fato curioso sobre a mandioca é que ela contém uma substância chamada cianeto de hidrogênio em sua raiz, que pode ser tóxica quando ingerida crua ou mal cozida. Porém, quando é cozida corretamente, a maioria do cianeto é removida, tornando-a segura para consumo.

Como escolher a mandioca na hora de comprar

O primeiro passo para comprar uma mandioca boa para o consumo é conferir se toda a sua casca se mantém intacta. Quanto mais fina ela é, se possui machucados e manchas, é um indício de que o alimento já passou do ponto de consumo. A parte cortada perto da raiz também deve ser uniforme, sem conter manchas escuras e deve estar com umidade. Evite raízes que apresentam a aparência velha.

Além de frescas, o alimento pode ser encontrado em feiras sem a casca, imersas em água ou em supermercados embaladas a vácuo e ou congeladas.

Veja também: Benefícios da mandioca: tudo que você precisa saber sobre esse super alimento

Como armazená-las de maneira correta

As mandiocas devem ser armazenadas em geladeira, porém, esse alimento não costuma durar muito, escurecem rápido e podem azedar mesmo em refrigeração.

Logo quando comprar, descasque o alimento, lave para retirar toda a terra e mantenha em uma bacia com água de preferência guardada na geladeira até o dia posterior à compra.

Caso a mandioca não seja consumida imediatamente, é indicado congelar de forma crua. O ideal é cortá-la em pedaços e armazenar em sacos plásticos no congelador. Quando descongelar a mesma pode ser cozida diretamente na panela de pressão, sem perder sua textura ou características.

Leia mais: Qual é a melhor forma de conservar mandioca? Confira alguns cuidados

Como higienizar a mandioca

A raiz deve ser mergulhada e escovada em água para que a terra seja completamente retirada. Após a lavagem é necessário realizar a sanitização das raízes com a casca utilizando água sanitária, por aproximadamente quinze minutos. Feito isso basta enxaguar o alimento para retirar todas as substâncias que possam ter permanecido e consumir da forma que desejar.

Quais as formas de consumo

A mandioca pode ser consumida em sopas, assada, frita, cozida, em purês, acompanhamento de carnes, caldos ou chips.

Veja também: Mandioca crocante, saborosa e sem colesterol? Não frite, faça assim

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 363