Chá de erva-cidreira é calmante e mais; conheça seus benefícios e saiba como preparar corretamente

A princípio, se você já tem o costume de beber chás no dia a dia, então você provavelmente já ouviu falar do chá de erva-cidreira. Nem todo mundo sabe, mas ele oferece diversos benefícios para a saúde, os quais você pode aproveitar na sua própria casa se souber como fazê-lo. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer o chá de erva-cidreira, bem como os seus benefícios e cuidados.

De maneira geral, adicionar alguns chás na rotina é uma excelente forma de cuidar da saúde. A grande maioria deles são ricos em propriedades muito interessantes para o corpo. Entretanto, para que você possa aproveitar essas propriedades com segurança, é preciso conhecer elas bem e saber como preparar o chá corretamente, e com o chá de erva-cidreira não é diferente.

Principais benefícios do chá de erva-cidreira

  • Melhora a imunidade: por conter propriedades antibacterianas e antissépticas, o chá de erva-cidreira é um aliado do nosso sistema imunológico, ainda mais no combate contra infecções e resfriados.
  • Favorece a digestão: o chá pode ser empregado para melhorar o funcionamento dos órgãos digestivos. Ele favorece a saúde do estômago e a expulsão de gases, e promove uma digestão mais equilibrada.
  • Combate dores: esse benefício é ótimo para quem sofre com dores generalizadas ou dores de cabeça. Porém ele é especialmente proveitosos para mulheres, pois as propriedades sedativas e analgésicas do chá são bastante eficientes contra a dor de cólicas menstruais.
  • Tem propriedades calmantes: assim como o chá de camomila, a erva-cidreira possui algumas propriedades que promovem a calma e relaxamento do nosso organismo.
  • Combate a ansiedade e estresse: sob o mesmo ponto de vista, as propriedades calmantes do chá permitem que ele ajude a combater problemas psicológicos e emocionais como a ansiedade e estresse.

Leia mais: Erva cidreira e capim cidreira: saiba como diferenciar essas ervas medicinais

Como preparar o chá em casa corretamente?

Chá de erva-cidreira.
Chá de erva-cidreira. Foto: Canva PRO.

De antemão, para preparar o chá de erva-cidreira, você pode optar tanto pelas folhas secas quanto pelas folhas frescas da planta. Mas diferente de outros tipos de chás, o ideal é que você não acrescente nada nele, nem mesmo mel, canela ou similares. Em relação às proporções, procure usar uma colher de sopa das folhas da erva-cidreira para cada xícara de água. Dito isso, confira a seguir o modo de preparo do chá:

  1. Primeiro, em uma panela sob o fogo, coloque a xícara de água.
  2. Deixa as folhas da erva-cidreira reservadas até que a água levante fervura.
  3. Quando a água estiver fervendo, acrescente as folhas da erva na panela.
  4. Tampe a panela e aguarde alguns minutos para fazer a infusão da erva.
  5. Por fim, coe a água da panela em uma xícara e já pode se servir.

Contraindicações e recomendações importantes para o chá

Assim como todo tipo de alimento, o chá de erva-cidreira deve ser consumido com moderação. Caso contrário, pode causar dor abdominal, tontura, vômitos e náuseas. Entretanto, vale salientar também que tanto gestantes quanto pessoas sob o uso de medicamentos para a tireoide devem consultar seus respectivos médicos antes de consumir o chá. Se você não se encaixa nessas descrições, basta consumir o chá moderadamente e você poderá aproveitar os seus benefícios dele com segurança.

Leia mais: Chá de capim-limão ajuda a dormir melhor e até no tratamento de doenças; veja só

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915