Manga faz mal para diabetes? Qual a melhor forma de consumir

Poucas frutas são tão deliciosas quanto a manga, especialmente quando ela está bem madura e suculenta. Por ser um alimento natural, ela oferece diversos benefícios para a nossa saúde. Entretanto, será que a manga faz mal para diabetes, ou pode ser consumidas com segurança? Se você tem diabetes, venha com o SaúdeLab, entenda se é possível consumir ela de forma saudável, ou se a manga faz mal para diabetes de fato.

De antemão, quando se fala de alimentos saudáveis, é difícil não mencionar as frutas e vegetais. Eles são extremamente ricos em nutrientes importantes para o organismo, e com a manga não é diferente. Mas infelizmente existem condições de saúde, como a diabetes, que limitam o consumo de determinados alimento, até mesmo de alimento naturais como a própria manga.

Características gerais da manga

Conforme fora dito, a manga é uma fruta muito benéfica para a saúde, graças a sua grande quantidade e nutrientes. Por exemplo, ela contém uma boa quantidade de vitamina D, A e E. Ademais, a fruta também apresenta uma grande variedade de minerais. Dentre eles, é possível citar o magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco e fósforo. Com isso, fica claro que ela pode ter um impacto muito positivo para a saúde.

Por outro lado, a manga é uma fruta relativamente calórica. A maior parte dessas calorias se dá pela sua quantidade de carboidratos que ela contém, e pela glicose que ela oferece para o organismo. Porém vale salientar que ela ainda é fonte de fibras e antioxidantes, composto que pode fazer muita diferença na saúde e dieta de diabéticos.

Leia mais: Olha ela! Veja 10 benefícios da manga e consuma com moderação

A manga faz mal para diabetes ou não?

À primeira vista, por causa da sua quantidade significativa de carboidratos, seria possível dizer que a manga faz mal para diabetes. Afinal, os carboidratos são os principais responsáveis pela elevação da glicemia. Mas não há como chegar à essa conclusão sem levar em conta outros fatores.

Sob esse ponto de vista, as fibras e antioxidantes presentes na manga acabam sendo de grande ajuda. Ambos os compostos reduzem a absorção de glicose no organismo, prevenindo um aumento drástico da glicemia. Ou seja, se não fosse por eles, de fato poderíamos afirmar que a manga faz mal para diabetes.

Outra característica importante da manga para a diabetes é seu índice glicêmico, que é considerado baixo. Consequentemente, os carboidratos presentes nela levam mais tempo para serem digeridos e absorvidos, o que por sua vez faz com que a glicemia demore para aumentar. Portanto, diabético pode sim comer manga, desde que com moderação e sem exageros.

A moderação é a chave para comer com segurança

De maneira geral, a manga faz mal para diabetes não porque isso é algo natural da fruta. Na realidade, a manga por si só é completamente inofensiva para pessoas diabéticas, e pode inclusive ser benéfica para a saúde em alguns aspectos. A questão é que, para ter um consumo seguro, é preciso que ele seja moderado. Ou seja, se você é diabético, não exagere na quantidade de manga que você consome no dia a dia.

Leia mais: Cenoura faz mal para diabetes? Entenda os limites do consumo seguro

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915