Book Appointment Now
Repolho é remoso? Você vai se surpreender com a resposta
A princípio, todos nós sabemos que uma alimentação saudável precisa contar com a presença de frutas e vegetais. Eles costumam ser os alimentos mais nutritivos podemos consumir. Contudo, existem sim alguns casos em que os vegetais ou frutas podem ser prejudicais. Dito isso, SaúdeLab vai te ensinar se é possível dizer que o repolho é remoso, e se ele apresenta algum malefício.
O repolho é um vegetal bastante consumido, tanto no Brasil quanto no mundo a fora. Isso talvez se dê pelo fato de que ele é bastante acessível, e muito versátil na cozinha. Diversas receitas, sejam elas simples ou complexas, usam o repolho como ingrediente. Mas mais importante que saber como cozinhar com o repolho é conhecer as propriedades dela para a nossa saúde, e entender se o repolho é remoso ou não.
O repolho é remoso mesmo ou não?
Para responder essa pergunta, primeiro é preciso saber o que é um alimento remoso. De maneira geral, essa classificação serve para agrupar as comidas que são inflamatórias para o nosso organismo. Geralmente, a ação inflamatória deles está associada a problemas de cicatrização. Por isso os alimentos remosos são contraindicados para pessoas que fizeram uma tatuagem, cirurgia ou piercing recentemente.
Sob esse ponto de vista, para que um alimento seja inflamatório, ele deve conter gorduras, açúcar, sal, óleos refinados ou outro tipo de composto inflamatório. Contudo, quem diz que o repolho é remoso geralmente está atribuindo essa qualidade à ele pois o vegetal é conhecido por causar muitos gases, por ser muito fermentativo.
Na teoria, um alimento ser fermentativo não quer dizer que ele possa ser remoso, já que essa característica não é inflamatória e não interfere na cicatrização. O único cenário em que isso pode acontecer é em caso de cirurgias na região do abdome, onde a produção de gases de fato poderia ser bastante incômoda. Contudo, na prática, não é possível afirmar de fato que o repolho é remoso. Portanto, se sua cirurgia não for abdominal, pode consumir repolho, pois ele não é remoso.
Leia mais: Benefícios do Repolho: 10 razões incríveis para não faltar no seu cardápio
O consumo do repolho pode ser prejudicial para a saúde?
Conforme fora dito, o único motivo que leva algumas pessoas a dizerem que o repolho é remoso é o fato dele gerar gases. Essa qualidade pode não ser prejudicial para os processos inflamatórios ou de cicatrização do nosso corpo, mas representa um grande problema em pessoas com problemas gastrointestinais. Portanto, se você sofre de alguma doença do intestino ou do estômago, evite o consumo do vegetal.
Benefícios do repolho para a saúde
Por fim, tendo em mente que o repolho não é remoso, e conhecendo os casos em que ele deve ser evitado, resta apenas ficar por dentro do lado positivo dele. Assim como quase todo alimento natural, ele é extremamente rico em nutrientes bem diversos. A partir disso, ele consegue ser capaz de:
- Ajudar no emagrecimento
- Melhorar a saúde cardiovascular
- Prevenir o envelhecimento precoce
- Fortalecer os ossos do esqueleto
- Conservar a saúde dos olhos
- Prevenir a diabetes
- Fortalecer a imunidade
Leia mais: O azeite de dendê é remoso? Entenda seus benefícios e malefícios
A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.