Problema na coluna aposenta? Saiba em que situações se consegue o benefício

Problema na coluna aposenta por invalidez? Existem diversas doenças que atingem diferentes regiões da coluna, como hérnia de disco, discopatia degenerativa, escoliose e outras. Famosas pelas dores e limitações físicas que causam, elas afetam grande parte da população. Confira, no SaúdeLab, quais são os direitos previdenciários dos pacientes que as apresentam.

Problema na coluna aposenta por invalidez?

Depende. Afinal, a aposentadoria por invalidez do INSS possui uma série de regras. Dessa maneira, quem sofre com doenças na coluna pode alcançá-la desde que preencha os requisitos do benefício.

1 – Carência do INSS

Em primeiro lugar, o problema na coluna somente aposenta quando o trabalhador segurado da Previdência Social superou o período de carência do benefício. Ele é de 12 meses. Portanto, há necessidade de que haja, ao menos, 12 contribuições em favor do INSS.

2 – Problema na coluna aposenta por invalidez quando for causar incapacidade total

Outra questão relevante para a concessão de benefício por invalidez é que a doença deve impedir completamente o trabalhador de prestar serviços. Isto é, a incapacidade deve ser total, 100%.

3 – Impossibilidade de reversão

Por fim, o terceiro e último requisito da aposentadoria por invalidez é a incapacidade permanente. Em outras palavras, doença na coluna aposenta tão somente quando não é possível reverter as condições incapacitantes.

Leia mais: Depressão aposenta por invalidez? Conheça seus direitos

Problema na coluna aposenta quando incapacidade é total e irreversível: Como comprovar condições?

Quem deseja se aposentar por invalidez no INSS em decorrência de doença de qualquer natureza precisa passar por uma perícia médica. É nela que haverá a avaliação se a incapacidade realmente existe. Também, se ela é irreversível e total.

Caso o perito conclua pelo preenchimento dessas condições – o que acontece com exames físicos e análise de documentos médicos – será possível obter a aposentadoria por incapacidade permanente.

Quais são os outros benefícios para quem sofre com problema na coluna?

O auxílio-doença (ou auxílio por incapacidade temporária) é uma opção para quem sofre com doenças que afetam a coluna. Neste caso, a incapacidade não precisa ser total e pode ser reversível. Por outro lado, o benefício não é permanente.

Veja também: Reumatismo aposenta pelo INSS? Descubra agora seus direitos

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75