Licença paternidade conta sábado e domingo? Saiba agora mesmo

Licença paternidade conta sábado e domingo? Este é um direito que se volta aos pais perante o nascimento ou a adoção de um filho. Com isso, garante-se a ele a possibilidade de compartilhar dos primeiros momentos de convivência entre o descendente e a família. Confira, no SaúdeLab, como funciona a contagem do período.

O prazo da licença paternidade conta sábado e domingo?

Depende. De acordo com a lei, o prazo da licença aos pais mediante a adoção ou o nascimento de um filho jamais poderá começar em dias não-úteis. Portanto, caso isso ocorra em um sábado, domingo ou feriado, a contagem somente iniciará no primeiro dia útil subsequente.

Por outro lado, esse impedimento não se estende ao curso da licença ou ao final dela. Desse modo, sim, o prazo da licença paternidade conta sábado e domingo apenas após o início do período de afastamento do trabalhador de suas atividades de trabalho.

Por exemplo, considere que o nascimento da criança ocorreu em uma quarta-feira. Neste caso, a licença iniciará na quinta e se estenderá até segunda, de modo que na terça o trabalhador deverá retornar ao serviço.

Por outro lado, caso a criança nasça na sexta-feira, a contagem da licença paternidade começará apenas na segunda, pois não pode iniciar em dias não-úteis. Assim o período de afastamento será de segunda a sexta-feira.

Veja mais: Grávida pode trabalhar quantas horas por dia? Saiba seus direitos

Qual é o prazo da licença paternidade?

A princípio, de modo geral, a licença paternidade tem duração de 5 dias. A contagem do período sempre ocorre de forma corrida e inicia em dias úteis. Todavia, caso o empregador faça parte do programa Empresa Cidadã, o período de afastamento é aumentado para 15 dias.

Aliás, mesmo quando o período tem 15 dias a licença paternidade conta sábado e domingo no seu decorrer, mas jamais poderá iniciar em dias não-úteis.

E a licença maternidade?

Diferentemente do que ocorre em relação aos homens, a licença maternidade tem duração mínima de 120 dias. Isto é, 4 meses. Porém, caso o empregador faça parte do Empresa Cidadã, o afastamento aumenta para 180 dias (6 meses).

Veja mais: Qual o valor do salário maternidade? Veja até quanto você pode receber

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 75