Melancia solta o intestino? Descubra seus efeitos no organismo

Sem dúvidas, poucas frutas tão únicas quanto a melancia. Seu tamanho, sabor e textura são muito atrativos para diversas pessoas, que ao incluírem ela na alimentação, acabam tirando proveito das propriedades que a fruta oferecem. Porém alguns dizem que a melancia solta o intestino, o que pode vir a ser um problema. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, e entenda se é verdade ou não que a melancia solta o intestino.

À primeira vista, por serem alimentos naturais e nutritivos, é difícil pensar que uma fruta possa ser prejudicial para a saúde. A própria melancia, por exemplo, é riquíssima em nutrientes e em água, e pode ser uma excelente adição na dieta. Mas assim como todo alimento, ela também pode ter efeitos negativos para o nosso organismo, especialmente se consumida em excesso.

Principais propriedades da melancia

  • Fornece minerais: poucos sabem disso, mas a melancia é uma fonte de minerais como o magnésio, potássio e ferro. Estes por sua vez são indispensáveis para a saúde e manutenção dos nossos ossos, músculos e glóbulos vermelhos, respectivamente.
  • Contém antioxidantes: tanto a vitamina C quanto os licopenos presentes na fruta são considerados antioxidantes, que são necessários para combater os radicais livres que circulam no corpo. Eles são causadores de doenças neurodegenerativas e do temido envelhecimento precoce.
  • Mantém o corpo hidratado: conforme fora dito, a melancia é uma fruta muito rica em água. Isso permite com que ela nos ajuda a garantir a hidratação diária que nosso organismo necessita.
  • Melhora a imunidade: novamente, os licopenos e a vitamina C da melancia também são aliados para o sistema imunológico. Através desses nutrientes, a sua efetividade pode aumentar, o que consequentemente melhora as nossas defesas contra doenças e microrganismos.

Veja mais: Melancia faz mal para a diabetes? Descubra se pode consumir tranquilamente

Mas a melancia solta o intestino mesmo?

Conhecendo alguns de seus nutrientes, será mais fácil de entender se a melancia solta o intestino de fato. Nesse aspecto, precisamos nos atentar com o licopeno. Conforme fora dito, ele age como um antioxidante e melhora a nossa imunidade, juntamente com a vitamina C. Porém, quando ele se encontra em excesso, o licopeno passa a ser prejudicial, e pode levar à alguns problemas intestinais.

No caso, o excesso de licopeno pode causar diarreia, gases e e até má digestão. Ademais, o estômago também pode ser afetado por esse nutriente, de forma a sofrer com vômitos e náuseas. Por ser uma fruta muito grande, macia e leve, muitas pessoas acabam comendo uma melancia quase que inteira, o que fornece uma carga grande demais de licopeno. Ou seja, infelizmente, quando em grandes quantidades, a melancia solta o intestino.

Com moderação, a melancia é perfeitamente segura e saudável

Por fim, não é só porque a melancia solta o intestino que você deve parar de consumir ela. Afinal, ela apresenta muitos benefícios para o nosso organismo, e alguns deles estão associados com o próprio licopeno. O único perigo é quando a melancia é consumida exageradamente. Portanto, se você souber como ter moderação, você poderá desfrutar dos benefícios da melancia sem quaisquer preocupações.

Leia mais: Banana prende ou solta o intestino? Saiba agora mesmo como funciona

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915