Cenoura é carboidrato? Saiba mais sobre os principais compostos dela

Por muito tempo as pessoas diziam que todo vegetal que cresce debaixo da terra contém muitos carboidratos e, consequentemente, são menos saudáveis e favorecem a perda de peso. Seguindo essa regra, poderíamos afirmar que a cenoura é carboidrato, mas será que isso realmente procede? Venha com o SaúdeLab, descubra se a cenoura é carboidrato, e saiba mais sobre os principais compostos dela.

À primeira vista, por ouvirmos tanto que os carboidratos são prejudiciais para a saúde, é difícil de acreditar que alimentos naturais, especialmente as frutas e legumes, possam ser fontes deles. Mas a realidade é que os carboidratos são compostos naturais, e ser prejudicial para nosso organismo não é uma característica intrínseca deles, até mesmo porque eles só são problemáticos em alguns casos.

Para que servem os carboidratos?

Conforme fora dito, os carboidratos são compostos naturais, assim como proteínas, gorduras e muitos outros nutrientes. Obviamente que um alimento pode conter mais carboidratos graças a um processo artificial, mas ele como um nutriente não deixa de ser natural por causa disso. A partir disso, precisamos incluir alimentos naturais como possíveis fontes de carboidratos, o que gera a possibilidade de que a cenoura é carboidrato, por exemplo.

Tendo em mente que os carboidratos podem ter uma origem natural, talvez você pensando na utilidade que eles podem ter no nosso organismo. No caso, eles são uma das principais fontes de energia para o nosso organismo. Essa é uma função que parece ser simples, mas se não fossem os carboidratos, o nosso organismo não conseguiria funcionar adequadamente.

Leia mais: Cenoura faz mal para diabetes? Entenda os limites do consumo seguro

Por que os carboidratos são prejudicais?

Talvez seja um pouco confuso ver que os carboidratos são importantes para a saúde depois de sempre ouvir dizer que eles são prejudiciais. Mas o ponto é que uma informação não anula a outra. Os carboidratos possuem sim algumas funções na nossa saúde, mas quando em excesso, eles conseguem ser bastante prejudiciais. Isso acontece com inúmeros outros nutrientes.

No caso dos carboidratos, eles são os principais responsáveis pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Quando eles ficam elevados demais e não são controlados, podem causar desde perda de sensibilidade até problemas de visão. Isso costuma ser um risco gigantesco para quem sofre de diabetes, condição em que o organismo não consegue regular a glicemia normalmente, e a própria diabetes pode ser causada pelo excesso de carboidratos.

Por fim, a cenoura é carboidrato ou não?

Depois de conhecer melhor os carboidratos, resta apenas entender se a cenoura é carboidrato de fato, visto que os alimentos naturais também são fontes deles. Dito isso, confira a seguir os principais nutrientes que podem ser encontrados em uma porção de 100g de cenoura:

  • Carboidratos: 4,5g
  • Gorduras totais: o,2g
  • Proteínas: 1,3g
  • Fibras: 3,2g
  • Sódio: 3mg

Em comparação com os outros nutrientes da cenoura, os carboidratos são realmente os mais significativos. Mas não podemos afirmar que a cenoura é carboidrato apenas a partir disso. O segundo componente mais presente entre estes são as fibras, que desaceleram a absorção e digestão dos carboidratos, reduzindo os possíveis prejuízos que ele pode causar. Ou seja, no aspecto geral, a cenoura é bastante saudável, até mesmo porque ela contém muitos outros nutrientes além desses, como vitaminas e minerais diversos.

Leia mais: Cenoura pode na low carb? Saiba tudo sobre o consumo desse alimento

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915