Chá de erva doce é bom para tosse? Entenda seus incríveis efeitos

Todo chá possui uma aplicação específica, que na maioria das vezes é benéfica

Você já tomou o chá de erva doce? Essa planta é bastante conhecida e utilizada por suas propriedades medicinais, as quais permitem com que o chá dela seja extremamente benéfico em muitos aspectos. Inclusive algumas pessoas dizem que o chá de erva doce é bom para tosse, mas será que isso é verdade? Venha com o SaúdeLab, saiba se o chá de erva doce é bom para tosse e conheça as suas propriedades.

Os chás são umas das bebidas mais antigas da humanidade. Não é a toa que países como a China, em que os chás estão inseridos na cultura à séculos, possuem tantos conhecimentos sobre medicina alternativa. Entender as propriedades de cada erva é uma excelente forma de oferecer mais saúde para o nosso organismo, e evitar que um chá possa vir a ser prejudicial.

Benefícios do chá de erva doce para a saúde

  • Ajuda no emagrecimento: para quem está procurando perder alguns quilinhos, o chá de erva doce pode ser um grande aliado. O efeito diurético dele ajuda o organismo a eliminar o excesso de líquidos do corpo, desinchando ele e promovendo a perda de peso.
  • Combate as cólicas: a erva doce apresenta inúmeros compostos bioativos, como o eugenol e o anetol. Eles não só agem como anti-inflamatórios no organismo, como também exercem uma função analgésica. Isso é perfeito para quem está sofrendo com os sintomas de cólica.
  • Melhora a menopausa: o mesmo anetol que ajuda nas cólicas ainda possui uma outra função. No caso, ele age como um composto estrogênico, capaz de amenizar os sintomas causados pela menopausa.
  • Favorece a digestão: outro compostos muito importante da erva doce é o ácido málico. Ele auxilia na digestão e possui ação carminativa, podendo até mesmo combater enjoos.

Leia mais: Chá de erva doce para infecção urinária; será que funciona? Entenda

E o chá de erva doce é bom para tosse mesmo?

Por incrível que pareça, a erva doce apresenta ainda mais propriedades, além das já citadas. Dentre elas, ela consegue atuar no organismo como um expectorante e broncodilatador. Ambas essas funções melhoram muito quadros de bronquite, gripe e resfriados, e aliviam os seus sintomas, incluindo a tosse. Ou seja, de fato o chá de erva doce é bom para tosse.

Inclusive, o chá também é antiespasmódico. Essa propriedade promove o relaxamento dos músculos lisos do corpo. Tal ação costuma estar associada com benefícios gastrointestinais, visto que ela reduz os movimentos peristálticos e favorece a digestão como um todo. Mas ela também é bastante útil para tratar a tosse.

Existe algum tipo de contraindicação para a erva doce?

Obviamente, não adianta saber que o chá de erva doce é bom para tosse se sua saúde não for compatível com as propriedades dele. Felizmente, a erva doce pode ser considerada bastante segura. Assim,os únicos casos em que ela deve ser evitada é quando o consumo é feito por mulheres gestantes, ou por crianças muito pequenas. Ademais, as mulheres também devem ter mais atenção, caso estejam sob algum tratamento ou problema hormonal.

Por fim, leia mais: Capim-santo serve para pressão alta? Será que prejudica? Entenda 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação