Quem tem gordura no fígado pode comer cuscuz? Essa informação vale ouro

A princípio, a saúde do nosso fígado é facilmente influenciada pela nossa alimentação. Afinal, o órgão exerce algumas funções muito importantes no processos digestivos do organismo. Portanto é necessário que todos nós tenhamos atenção com o que comemos, especialmente quem sofre de gordura no fígado. Portanto venha com o SaúdeLab e descubra se quem tem gordura no fígado pode comer cuscuz.

Infelizmente, ter o fígado gorduroso tem se tornado um problema cada vez mais comum entre as pessoas. A agitação da rotina tem deixado todos nós sem tempo o suficiente para cuidar da nossa alimentação e planejá-las melhor. Isso causa consequências diversas para a saúde de muitos, e a gordura no fígado é uma delas.

Relação entre o fígado e as gorduras

Conforme fora dito, o fígado exerce algumas funções na digestão dos alimentos. Por exemplo, ele é responsável por metabolizar as gorduras das comidas. Ademais, por incrível que pareça, o próprio órgão possui uma porção natural de gordura na sua estrutura. Entretanto, a partir do momento em que começamos a consumir gorduras demais, começam a surgir problemas hepáticos.

De maneira geral, gorduras em grandes quantidades são capazes de infiltrar no fígado e sobrecarregar a atividade dele. Uma das consequências disso é que o fígado começa a sofrer com inflamações. Essas inflamações por sua vez, caso o problema não seja tratado, podem evoluir para condições muito mais graves. Por exemplo, existem casos de gordura no fígado que levam à cirrose e hepatite.

Leia mais: Quem tem gordura no fígado pode comer tapioca? Saiba quais restrições são verdadeiras

Quem tem gordura no fígado pode comer cuscuz?

Como as gorduras são responsáveis por prejudicar a saúde do fígado, então obviamente que alimentos ricos em gorduras devem ser evitados por quem já tem o fígado acometido por elas. Felizmente, apesar de conter bastante carboidrato, o cuscuz não é uma fonte considerável de gorduras. Portanto, quem tem gordura no fígado pode comer cuscuz, desde que tenha moderação no consumo.

Por outro lado, essa questão também depende de como o cuscuz é preparado. Na grande maioria das vezes, ele é um prato que vem com acompanhamentos, e são justamente eles que podem ser problemáticos. Por exemplo, carnes vermelhas são comumente servidas com cuscuz e possuem bastante gordura. Ou seja, quem tem gordura no fígado só pode comer cuscuz se tiver atenção com esses detalhes.

E quais alimentos são considerados bons? 

Tendo em mente que alimentos gordurosos são o problema, é necessário evitar frituras, fast-foods, carnes embutidas e similares. Agora, em relação às comidas que podem ser acrescentadas na dieta, as melhores opções são as frutas e vegetais, especialmente as que são ricas em fibras, como o mamão, maçã e ameixa.

Ademais, as carnes brancas e ovos, por exemplo, são excelente substitutos para as carnes vermelhas por serem fontes de proteínas. No caso das carnes brancas, especificamente as de peixes, elas ainda possuem gorduras de altíssima qualidade, que são consideradas benéficas para a saúde.

Leia mais: Quem tem gordura no fígado pode comer ovo? Conheça os erros mais comuns,

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915