Grávida pode tomar chá de boldo? Entenda os perigos do consumo

Sem dúvidas, o chá de boldo está entre os chás mais consumidos pelas pessoas. Motivos para isso não faltam, visto que ele é riquíssimo em nutrientes e propriedades medicinais. Entretanto, muitas mulheres ficam na dúvida de se o consumo dele é seguro durante a gestação. Com isso, o SaúdeLab vai ensina se grávida pode tomar chá de boldo, ou se ele é contraindicado para ela.

A princípio, a gravidez é uma condição que limita bastante a rotina da mulher. Afinal, durante toda a gestação do feto, ela precisa ficar muito atenta com a própria saúde. Isso inclui a própria alimentação, que pode prejudicar o desenvolvimento do feto. No caso dos chás, é muito normal eles serem contraindicados para grávidas por causa das suas propriedades variadas. Resta saber se o chá de boldo é um deles ou não.

Principais benefícios do boldo para a saúde

  • Contém antioxidantes: de maneira geral, os antioxidantes são compostos responsáveis pelo combate dos radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Mantém o fígado protegido: existe um composto no boldo que é denominado boldina. Em associação com os antioxidantes do chá, ela é capaz de melhorar a proteção e saúde do fígado.
  • É anti-inflamatório: os processos inflamatórios no corpo podem ser prejudiciais quando desequilibrados. É graças a isso que sofremos com doenças e condições inflamatórias, como a gastrite ou hepatite. Felizmente, o chá de boldo apresenta compostos anti-inflamatórios que combatem esses problemas.
  • Melhora digestão: esses mesmos anti-inflamatórios melhor a saúde do trato gastrointestinal como um todo. Ademais, o chá ainda favorece a produção de algumas enzimas digestivas, e da bile, substância produzida pelo fígado que participa, principalmente, na digestão de gorduras.

Leia mais: Qual fruta grávida não pode comer? Veja alguns dos principais exemplos

Uma grávida pode tomar chá de boldo ou não?

Conhecendo melhor algumas de suas propriedades, parece óbvio que uma grávida pode tomar chá de boldo sem problemas. Mas na realidade, o chá infelizmente apresenta alguns compostos que são considerados nocivos para a gestação. Dentre eles, o mais problemático é o ascaridol, substância que é muito tóxica durante a gravidez, especialmente se o chá for consumido em excesso.

No caso, o ascaridol provoca dores no abdome, sangramentos e contrações no útero. Ademais, quando ele não causa o aborto, a sua toxicidade interfere severamente no desenvolvimento do feto, levando a alterações na capacidade cerebral e motora dele. Portanto, como os riscos e problemas são muito graves, uma grávida não pode tomar chá de boldo de forma alguma, nem mesmo com moderação.

Outras contraindicações importantes para o chá de boldo

Apesar de suas propriedades que protegem o fígado, o chá de boldo deve ser evitado por quem sofre de problemas hepáticos ou vesiculares. Sendo assim, da mesma forma que uma grávida não pode tomar chá de boldo, pessoas com hepatite, cálculos biliares e similares também devem ter esse cuidado. Ademais, se você estiver sob o uso de algum medicamento, consulte seu médico antes de tomar o chá para garantir que não haja nenhuma interação prejudicial.

Leia mais: Frutas que não pode comer menstruada: será que isso existe mesmo?

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915