Quem tem gastrite pode comer melancia? Entenda se existem contraindicações

Sem dúvidas, a gastrite é um dos problemas estomacais mais comuns. E ainda assim, não é todo mundo que está familiarizado com os alimentos que ajudam a tratar a condição, e os que acabam piorando ela. Consequentemente, acaba havendo muito receio no consumo de certos alimentos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem gastrite pode comer melancia, ou se há alguma contraindicação.

A princípio, a melancia é uma fruta no mínimo única. O tamanho, aparência e textura dela fazem com que ela seja inconfundível. E a melhor parte é que ela ainda é rica em muitas propriedades benéficas para a saúde. Entretanto, como a gastrite é uma condição que afeta o estômago, até alimentos considerados bons podem ser problemáticos.

O que costuma fazer mal para a gastrite?

De maneira geral, a gastrite é caracterizada por uma inflamação na mucosa do estômago. Ela costuma provocar bastante dor e desconforto, além de sintomas como azia, refluxo, náuseas e similares. Quanto as causas, as inflamações no estômago podem estar relacionadas à ação de microrganismos, de compostos inflamatórios, ou apenas à uma alimentação desequilibrada.

Quando a gastrite é causada ou agravada pela alimentação, existem diversas comidas que podem ser responsáveis por isso. Mas geralmente, alimentos difíceis de digerir ou que são ácidos favorecem a acidez do estômago, irritando a mucosa dele e piorando os sintomas da gastrite. O mesmo pode ser dito de alimentos inflamatórios, que é o caso dos alimentos remosos ricos em gorduras, açúcar, óleos refinados ou sal.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer pipoca? Evite os erros clássicos na alimentação

Quem tem gastrite pode comer melancia?

Agora que você conhece melhor as causas da gastrite, e os alimentos que dificultam o tratamento dela, será mais fácil de compreender se quem tem gastrite pode comer melancia. No caso, poucas frutas costumam ser prejudiciais para essa condição, visto que a grande maioria delas são muito nutritivas e leves. Dentre as exceções, estão a laranja, limão e outras frutas cítricas, que apesar de serem nutritivas, são consideradas ácidas.

Felizmente, a melancia é uma fruta bastante inofensiva para a gastrite, visto que é nutritiva e não tem caráter muito ácido. Inclusive, acredita-se que, por ser uma fonte de vitamina C, ela pode ajudar a tratar casos de gastrite que são causados por microrganismos. Ou seja, não só quem tem gastrite pode comer melancia sem problemas, como na realidade ela é uma grande aliada para a recuperação da doença.

Outros benefícios da melancia para a saúde

  • Aumenta a imunidade: além de combater a gastrite, a vitamina C também aumenta a eficiência das células de defesa que compõem o sistema imunológico, graças a sua ação antioxidante.
  • Combate a hipertensão: a melancia apresenta um composto denominado de citrulina. Indiretamente, ele favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
  • Mantém o corpo hidratado: não há como falar da melancia sem mencionar o fato de que ela é extremamente rica em água. Logo, ela ajuda a manter o organismo bem hidratado, e exerce um efeito diurético importante para combater a retenção de líquidos.
  • Favorece a saúde intestinal: juntamente com a água, as fibras da melancia melhoram muito o funcionamento do intestino, efeito que é especialmente vantajoso para quem sofre de constipação intestinal.

Leia mais: Abacate é proteína ou carboidrato? Conheça seus valores nutricionais

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915