Pera prende ou solta o intestino? Saiba como ela afeta a saúde intestinal

Quando bem madura, a pera é uma fruta muito saborosa e suculenta. E melhor que isso, ela ainda é riquíssima em benefícios para a nossa saúde. Mas uma dúvida muito pertinente é de como a pera afeta o intestino, visto que isso é uma qualidade comum entre as frutas. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a pera prende ou solta o intestino, e como ela afeta a saúde intestinal.

O funcionamento do nosso intestino está diretamente associado com a nossa alimentação. Tudo o que consumimos tem o potencial de afetar a saúde dele, o processo digestivo, a evacuação e etc. Nesse aspecto, a grande maioria das frutas e vegetais tem um efeito positivo. Porém a forma em que esse efeito se dá pode ser diferente, seja prendendo o intestino ou soltando ele, por exemplo.

Pera prende ou solta o intestino?

Dentre os muitos nutrientes da pera, as fibras merecem um foco especial nessa questão. Elas estão presentes em incontáveis frutas, e afetam diretamente o nosso intestino. Mas dependendo da fruta, o impacto que as fibras pode ser a favor do trânsito intestinal, soltando o intestino, ou contra ele, prendendo o intestino. Por isso existe a dúvida de se a pera prende ou solta o intestino.

É importante termos em mente que mesmo esses efeitos sendo contrários, os dois podem ser úteis e benéficos para nós. Basta saber quando eles deve ser aproveitados. Um alimento que solta o intestino, por exemplo, é muito útil para quem sofre de prisão de ventre. Já um outro alimento capaz de prender o intestino acaba sendo mais benéfico para pessoas que estão com diarreia.

Dito isso, o que decide se a pera prende ou solta o intestino é como as fibras impactam nele. No caso, elas favorecem os movimentos intestinais e a passagem de alimentos e fezes, e consequentemente a evacuação ocorre com maior facilidade. Ou seja, a pera é capaz de soltar o intestino.

Leia mais: Cenoura prende ou solta o intestino? Por essa você não esperava

Outros benefícios da pera para a saúde

  • Aumenta a imunidade: existem diversos compostos antioxidantes na pera que são capazes de aprimorar o desempenho das células de defesa que compõem o sistema imunológico.
  • Combate os radicais livres: esses mesmos antioxidantes também são importantes para combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Favorece o emagrecimento: as fibras da pera ainda exercem uma outra importante função. No caso, elas aumentam a sensação de saciedade, o que somado às poucas calorias da fruta, ajuda na perda de peso.
  • Protege o sistema cardiovascular: a combinação de potássio com os antioxidantes da pera previna o aumento do colesterol e favorece a redução da pressão arterial, prevenindo complicações cardiovasculares.

Alimentos importantes para a saúde intestinal

Por fim, agora que você entendeu se a pera prende ou solta o intestino, e aprendeu algumas das propriedades dela, resta apenas conhecer outras alternativas de alimentos que são bons para o intestino. No caso, a grande maioria deles oferece benefícios diversos para o órgão também pela presença de fibras. Mas alguns também contém probióticos e outros nutrientes excelentes para a saúde. Sendo assim, confira alguns exemplos a seguir:

  • Banana
  • Brócolis
  • Goiaba
  • Abóbora
  • Aveia
  • Mamão
  • Feijão
  • Repolho
  • Abacate
  • Espinafre

Leia mais: Abacate é proteína ou carboidrato? Conheça seus valores nutricionais

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915