Book Appointment Now
Pode usar o carvão ativado para gases? Saiba mais sobre suas aplicações
Atualmente, o carvão ativado é um produto bastante popular, e que possui diversas finalidades. Mas essa popularidade é relativamente recente e repentina. Consequentemente, nem todo mundo é familiarizado com o produto e os seus efeitos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se pode usar carvão ativado para gases e saiba mais sobre suas aplicações.
Talvez você já tenha ouvido falar que o carvão ativado serve para o clareamento dental. E de fato ele possui essa capacidade, mas apenas porque o produto consegue desgastar o esmalte dos dentes. Ou seja, a forma com que o carvão ativado exerce esse benefício é danosa para a saúde. Por isso é tão importante conhecermos melhor as aplicações dele antes de usá-lo de fato.
Podemos usar o carvão ativado para gases?
De maneira geral, durante a digestão de alimentos, é natural ocorrer a formação de alguns gases, especialmente se os alimentos forem ricos em carboidratos de difícil absorção. Se essa formação ocorre no nosso intestino, e os gases não são devidamente eliminados, podemos enfrentar sintomas desagradáveis. No caso, geralmente eles causam bastante dor, inchaço, desconforto e distensão abdominal.
Felizmente, de fato é possível aproveitar o carvão ativado para gases. Isso porque o produto tem a capacidade de transferir e conter os gases intestinais. Ademais, acredita-se que ele também consegue fazer ligações com os subprodutos causadores desse problema. Portanto, em suma, o carvão ativado pode ser um grande aliado no combate e prevenção de gases.
Combater os gases também depende da nossa alimentação
A princípio, melhor que usar o carvão ativado para gases é fazer alterações na alimentação para impedir a formação deles. Conforme fora dito, alimentos ricos em carboidratos de difícil absorção favorecem os gases. Esse é o caso de grãos como a lentilha, grão de bico, feijão, ervilhas e soja. Logo, antes de tentar o usar o carvão ativado, procure mudar os seus hábitos alimentares.
Quais as outras utilidades desse produto?
- Regula os níveis de colesterol: o carvão ativado não só retém os gases intestinais como também absorve gorduras do nosso organismo, promovendo um melhor controle do colesterol. Esse fenômeno é especialmente vantajoso para a saúde cardiovascular.
- Promove a saúde da pele: cremes e produtos para a pele com carvão ativado ajudam a manter a pele mais firme e uniforme, reduzir a abertura de seus poros, e controlar a sua oleosidade.
- Desintoxica o corpo: a função absorvente do carvão ativado pode ser aproveitada para muitas finalidades. Por exemplo, ele serve tanto para reter compostos de bebidas alcóolicas, prevenindo ressacas, como reter químicos nocivos, muito útil em casos de contaminação e intoxicação.
- Favorece a beleza e saúde do cabelo: também existem produtos capilares com carvão ativado em sua composição. O uso deles ajuda a manter os fios mais sedosos, e garantir o brilho deles. Ademais, por incrível que pareça, eles ainda são úteis para combater problemas como a caspa.
Leia mais: