Book Appointment Now
Casca de seriguela é bom para gastrite? Descubra o poder da fruta exótica
À primeira vista, a seriguela pode não ser uma fruta tão consumida, mas sem dúvidas ela não deixa a desejar em relação aos seus nutrientes e benefícios. Inclusive há quem diga que até a casca dela pode ser aproveitada para combater problemas de saúde, como a gastrite. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se casca de seriguela é bom para gastrite, e quais os seus principais efeitos.
De antemão, por ser uma condição que afeta o estômago, muitos alimentos podem contribuir para o agravamento dos quadros de gastrite. Isso inclui até mesmo alguns tipos específicos de frutas que, à princípio, são consideradas benéficas. Felizmente, também existem comidas que ajudam a tratar a gastrite. Resta saber se a seriguela e a casca dela são uma delas ou não.
Casca de seriguela é bom para gastrite?
Primeiramente, a principal característica da gastrite é a inflamação da parede do estômago. Ela pode ser causada pelo consumo de determinados alimentos, por um desequilíbrio na acidez do suco gástrico, e em alguns casos é consequência da ação de microrganismos. Nesse aspecto, a fruta até apresenta algumas vantagens, mas não podemos afirmar que comer a casca de seriguela é bom para gastrite.
De maneira geral, a seriguela é uma fruta que beneficia o nosso sistema imunológico. Logo ela e sua casca melhoram as defesas do organismo contra microrganismos, o que na teoria pode incluir os causadores da gastrite. Mas isso não é o suficiente para dizermos que o consumo da casca de seriguela é bom para gastrite. Na prática, não existem propriedades significativas que fazem dela uma alternativa de tratamento para a doença.
Agora, tudo muda de figura quando falamos da casca de Serigueleira, ou seja, a casca da árvore que produz seriguelas. Pesquisa recentes descobriram um potencial incrível nesta parte da planta. Aliás, os estudos ainda avançam para, aparentemente, em se tratando da árvore, a casca da seriguela é bom para gastrite sim, e não só isso.
Benefícios potenciais do chá da casca da Serigueleira
Confira agora os que pode ser possível tratar com a casca da árvore:
1. Atividade Antioxidante
A presença de antioxidantes na casca da serigueleira confere ao chá propriedades antioxidantes significativas. Aliás, esses antioxidantes ajudam a combater os radicais livres no corpo, que estão associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer.
2. Ação Anti-inflamatória
Os compostos anti-inflamatórios encontrados na casca da serigueleira podem contribuir para a redução da inflamação no corpo. Ademais, isso pode ser especialmente benéfico para pessoas que sofrem de doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide e doenças inflamatórias intestinais.
3. Saúde Digestiva
O chá da casca da serigueleira tem sido tradicionalmente utilizado para auxiliar na saúde digestiva. Aliás, os taninos presentes na casca possuem propriedades adstringentes que podem ajudar a aliviar desconfortos estomacais, diarreia e outros distúrbios digestivos menores.
4. Apoio ao Sistema Imunológico
Os componentes bioativos da casca da serigueleira podem fornecer suporte ao sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e fortalecer as defesas naturais.
5. Controle do Açúcar no Sangue
Alguns estudos preliminares sugerem que o chá da casca da serigueleira pode ter efeitos positivos no controle dos níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.
Preparação e consumo do chá da casca da serigueleira
O chá da casca da serigueleira pode ser preparado de forma simples e acessível. Aqui está uma receita básica:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de casca de serigueleira seca
- 1 xícara de água
Modo de preparo
Primeiramente, ferva a água e adicione a casca de serigueleira seca. Depois, deixe a casca ferver por cerca de 5 a 10 minutos. Então, retire do fogo e deixe o chá em infusão por mais alguns minutos. Por fim, coe e sirva.
Recomenda-se consumir o chá da casca da serigueleira com moderação, geralmente não excedendo duas xícaras por dia. Mas, como acontece com qualquer tratamento natural, é aconselhável consultar um profissional de saúde antes de incorporar novos elementos à sua rotina.
Efeitos positivos da seriguela para a nossa saúde
- Ajuda no emagrecimento: a seriguela é uma fruta bastante rica em fibras. Esse tipo de nutriente aumenta a nossa sensação de saciedade depois das refeições, efeito que pode ser um grande aliado na perda de peso.
- Melhora o trânsito intestinal: outra importante função das fibras é melhorar o trânsito do intestino, especificamente a formação e eliminação das fezes, combatendo a constipação.
- Controla a pressão arterial: o consumo da seriguela leva à uma melhor circulação do sangue e elasticidade dos vasos. Consequentemente, a pressão da corrente sanguínea é melhor controlada.
- É antioxidante: um nutriente bastante presente na seriguela são os antioxidantes. O corpo aproveita eles para combater a ação dos radicais livres, que basicamente favorecem o envelhecimento precoce.
- Combate a diabetes e anemia: apesar de nem sempre ser útil contra a gastrite, a seriguela é considerada benéfica para prevenir e combater a anemia e a diabetes. Aliás, isso se dá pela presença da vitamina C, que melhora a absorção de ferro, e promove a saúde do pâncreas e equilíbrio da insulina.
Por fim, leia mais:
- Casca de romã no suco de uva: conheça os benefícios dessa combinação
- Goiaba faz mal para gastrite? Descubra se você deve evitar ou investir na fruta
- Quem tem gastrite pode tomar vinagre de maçã? Saiba se melhora ou piora a situação
- Quem tem gastrite pode comer melancia? Entenda se existem contraindicações
- Quem tem gastrite pode comer amendoim? Entenda melhor a questão