Book Appointment Now
Chá de pata-de-vaca aumenta a pressão? Descubra mais sobre seus efeitos na saúde
Você já ouviu falar da pata-de-vaca? Se sim, então você está longe de ser o único. Ela é uma erva medicinal que conquistou bastante popularidade, graças aos benefícios que oferece para a saúde. Contudo, algumas pessoas ainda ficam receosas com alguns de seus efeitos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de pata-de-vaca aumenta a pressão, e quais as propriedades dele.
Atualmente, a hipertensão é um problema de saúde bastante comum. Um dos principais fatores que interferem nele é a nossa alimentação, de forma que alguns produtos aumentam a pressão arterial e outros diminuem ela. No caso dos chás, isso também varia bastante, havendo ervas que são aliadas da hipertensão e ervas que agravam a condição. Resta saber em qual desses casos a pata-de-vaca se encaixa.
Chá de pata-de-vaca aumenta a pressão?
A princípio, muitas pessoas subestimam os perigos da hipertensão. Quando descontrolada, ela pode causar diversos danos no sistema cardiovascular, especialmente a longo prazo. Logo, manter ela reduzida na medida do possível é muito importante para evitar complicações graves. Felizmente, não há como afirmar que o chá de pata-de-vaca aumenta a pressão justamente porque ele ajuda a reduzi-la.
De maneira geral, quando consumimos o chá de pata-de-vaca, ele ajuda a relaxar as paredes das nossas artérias, veias e vasos no geral. Com isso, a circulação do sangue ocorre com maior facilidade, reduzindo a pressão corrente nos vasos. Sendo assim, quem é hipertenso não precisa se preocupar com a questão de se o chá de pata-de-vaca aumenta a pressão, pois a erva é na verdade benéfica nesse aspecto.
Outros efeitos da pata-de-vaca para a saúde
- Promove a saúde renal: assim como outros chás, o de pata-de-vaca exerce um ótimo efeito diurético. Com ele, é possível melhorar o funcionamento e saúde do nosso sistema renal, e prevenir doenças no mesmo.
- Ajuda a tratar alguns cânceres: o consumo regular do chá de pata-de-vaca pode ser benéfico para combater determinados tipos de cânceres, como os de fígado, colo uterino e mama. Isso se dá pela presença de lectina, que induz a morte de células cancerígenas e reduz a proliferação delas.
- Mantém a diabetes controlada: não são apenas os hipertensos que podem aproveitar a pata-de-vaca. Ela também é muito vantajosa para pessoas diabéticas, dada a presença de campferitrina, que regula a glicemia.
- Protege o sistema cardiovascular: ao reduzir a pressão arterial, o chá de pata-de-vaca se torna um grande aliado da saúde cardiovascular. Mas o que reforça ainda mais esse benefício é a capacidade dela em reduzir os níveis de colesterol, de forma a impedir o acúmulo de gorduras e depósito das mesmas nos vasos.
Passo a passo para fazer o chá em casa
Por fim, entendendo melhor a questão de se o chá de pata-de-vaca aumenta a pressão e conhecendo seus verdadeiros efeitos, falta apenas aprender a fazê-lo. Portanto confira o passo a passo a seguir:
- Primeiramente, em uma panela sob fogo alto, acrescente uma xícara de água.
- Quando ela estiver fervendo, acrescente uma colher de sobremesa de folhas da pata-de-vaca
- Depois de alguns minutos, desligue o fogo e coe a água.
- Por fim, aguarde um tempo para o chá esfriar um pouco e já pode se servir.
Leia mais:
- Quem tem pressão alta pode tomar ginkgo biloba? Entenda se é bom ou ruim para a doença
- Suco de maracujá abaixa a pressão? Descubra se ele tem essa finalidade
- 7 frutas que baixam a pressão alta: saiba fazer escolhas que realmente são saudáveis
- Banana verde para depressão: surpreenda-se com os benefícios deste superalimento
- Quem tem pressão alta pode tomar valeriana? Descubra os efeitos no organismo