Book Appointment Now
Conheça 20 frutas que NÃO causam GASES e fuja dos constrangimentos
Frutas que não causam gases – A princípio, por mais saudáveis que as frutas costumam ser, nem todas são inteiramente seguras. Muitas inclusive são responsáveis por gerar gases no estômago e intestino, algo que à primeira vista não e grave mas pode ser muito incômodo e desconfortável.
Sob esse ponto de vista, para evitar esse tipo de problema, venha com o SaúdeLab e fique por dentro de 20 ótimas opções de frutas que não causam gases.
De antemão, é inegável que uma dieta rica em frutas oferece diversos benefícios para a saúde. Afinal, elas estão entre os alimentos mais ricos do ponto de vista nutricional, apresentando uma enorme variedade de efeitos no organismo.
O problema é que nem sempre esses efeitos são totalmente positivos, como é o caso das frutas que causam gases. Por isso é importante falar um pouco sobre aquelas que costumam ser mais seguras nesse aspecto.
20 melhores frutas que não causam gases
Conforme fora dito, a formação de gases estomacais ou intestinais pode ser extremamente incômoda, levando até mesmo a dores agudas em alguns casos. Felizmente, da mesma forma que existem frutas que provocam esses gases, há também aquelas que ajudam a combatê-los ou apenas não possuem essa mesma desvantagem.
Dito isso, confira a seguir algumas das principais opções de frutas que não causam gases:
- Clementina
- Ameixa seca
- Abacaxi
- Meloa
- Figo
- Tomate
- Framboesa
- Toranja
- Mamão
- Uvas
- Cereja
- Tangerina
- Melão
- Cranberry
- Abacate
- Laranja
- Mirtilo
- Kiwi
- Limão
- Morango
No caso, precisamos salientar que todas essas frutas que não causam gases só podem ter essa propriedade garantida se consumidas in natura. Versões açucaradas ou enlatadas, por exemplo, comprometem com essa garantida. O mesmo vale para combinações de frutas com outros alimentos, como o iogurte.
E quais alimentos podem causar gases?
Primeiramente, tão importante quanto conhecer as frutas que não causam gases é ficar por dentro das principais comidas que podem provocar esse problema. Afinal, se você incluir apenas as frutas citadas na sua dieta e continuar comendo alimentos que causam gases será difícil combatê-los.
E o problema é que alguns deles são bastante presentes na dieta da grande maioria das pessoas.
Em suma, os alimentos que causam gases geralmente possuem essa propriedade por causa da presença de alguns tipos de açúcares e fibras.
Com isso, como exemplo das principais comidas responsáveis por gerar gases no sistema gastrointestinal, podemos citar as seguintes:
- Leite
- Cebola
- Ervilha
- Repolho
- Feijão
- Alho
- Queijo
- Brócolis
- Aveia
- Couve-flor
- Refrigerante
De que forma podemos combater os gases?
Por fim, dependendo da sensibilidade do seu sistema digestivo, pode ser que você acabe sofrendo com gases mesmo tendo atenção e cuidado com a alimentação. Nesses casos, mais importante que conhecer as frutas que não causam gases é ficar por dentro de técnicas e dicas que aliviam os gases.
Algumas delas são fáceis e podem ser feitas em casa sem problemas, enquanto outras requerem cuidado. Sendo assim, veja a seguir as principais soluções para os gases:
- Medicamentos antigases
- Chá de funcho ou erva-cidreira
- Aplicar pressão sob o abdome
- Sucos naturais e laxantes
- Massagens na região abdominal