Chá de cavalinha com hibisco: conheça os benefícios dessa combinação poderosa

Chá de cavalinha com hibiscoDe antemão, cada tipo de erva medicinal possui determinados efeitos. Logo, quando combinadas, esses efeitos acabam sendo potencializados e acumulados, aumentando o número de benefícios que elas oferecem.

E uma das melhores combinações nesse aspecto é a de hibisco com cavalinha. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e fique por dentro dos principais efeitos do chá de cavalinha com hibisco.

Tanto o hibisco quanto a cavalinha são plantas amplamente conhecidas e consumidas. Isso porque elas apresentam propriedades muito proveitosas para a saúde. Entretanto, poucas pessoas chegam a combinar elas de fato, as vezes por receio de se tornarem prejudiciais.

Felizmente, na prática, a união delas através de uma infusão de chá é extremamente vantajosa e benéfica.

Benefícios do chá de cavalinha com hibisco

  • Ajuda no emagrecimento: os flavonoides e compostos fenólicos, presentes tanto no hibisco quanto na cavalinha, são considerados aliados na perda de peso e no combate da retenção de líquidos.
  • Combate microrganismos: enquanto o hibisco ajuda a inibir infecções bacterianas, especialmente as do trato urinário, a cavalinha consegue combater a ação de bactérias e fungos no geral.
  • Promove a saúde cardiovascular: a combinação dessas duas ervas pode trazer muitas vantagens para a saúde do coração e do nosso sistema cardiovascular como um todo. Isso porque ela não só ajuda a controlar melhor a pressão arterial, como também regula os níveis de colesterol.
  • É antioxidante: por fim, mas não menos importante, misturar o hibisco com a cavalinha oferece um forte efeito antioxidante para o corpo, especialmente por conta do hibisco. Através desse efeito, a bebida é capaz de combater os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce.

Passo a passo para preparar o chá corretamente

  1. Em uma panela sob o fogo, acrescente cerca de 650ml de água filtrada.
  2. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente primeiro uma colher de sopa de talos secos da cavalinha, e em seguida uma colher de sopa de flores desidratadas do hibisco.
  3. Agora mantenha a panela tampada e aguarde entre 5 e 10 minutos para fazer a infusão.
  4. Passado o tempo, aguarde mais alguns instantes para que a bebida fique mais morna.
  5. Por fim, quando estiver na temperatura ideal, você já pode se servir com uma xícara de chá de cavalinha com hibisco, coando a bebida antes de colocá-la.

Existe algum tipo de risco ou contraindicação para o chá de cavalinha com hibisco?

Enfim, combinar duas ervas medicinais significa combinar tanto os benefícios quanto os riscos delas.

No caso, o chá de cavalinha com hibisco costuma ser contraindicado para crianças pequenas e mulheres gestantes, apenas por uma garantia de segurança. O mesmo pode ser dito para pessoas que estão sob o uso de determinados medicamentos, especialmente os para hipertensão e diabetes.

E por último, não podemos deixar de salientar que o chá precisa ser consumido com moderação, justamente para evitar que haja efeitos colaterais adversos.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915