Como fazer o chá da casca da seriguela? Saiba fazer e aprecie seus benefícios à saúde

Aprenda os principais benefícios e modo de preparo do chá de casca da seriguela

Como fazer o chá da casca da seriguela? – Apesar de não ser uma fruta tão popular, a seriguela esconde propriedades bastante interessantes. E por incrível que pareça, parte dessas propriedades estão na sua casca, a qual pode ser aproveitada para fazer uma chá muito saboroso e bastante nutritivo.

Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer o chá da casca da seriguela, e para que ele pode ser usado.

De antemão, cada tipo de chá possui suas determinadas aplicações. Afinal, os nutritivos e compostos de cada um deles varia de acordo com a planta ou substrato que é usado. Mas tão importante quanto saber quais são essas aplicações, é aprender a fazer essas bebidas.

Isso porque é apenas com o preparo correto é possível obter e aproveitar as propriedades de cada chá ao máximo.

Como fazer o chá da casca da seriguela?

Na composição da casca da seriguela podemos encontrar saponinas, catequinas, flavonoides e muitos outros compostos fitoquímicos proveitosos para a saúde. E conforme fora dito, os chás só podem extrair as propriedades de um substrato corretamente se soubermos como fazê-lo.

Portanto para não perder seus benefícios, confira a seguir o passo a passo de como fazer o chá da casca da seriguela:

  1. Antes de mais nada, a casca da seriguela é relativamente fina. Portanto, com a a fruta em mãos, corte ela ao meio, remova a semente e extraia o máximo da polpa possível.
  2. Para fazer o chá, será necessário cerca de uma colher de sopa de cascas da seriguela. Então caso seja necessário, repita o passo anterior com outras frutas.
  3. Depois de obter a casca, acrescente uma xícara de água em uma panela sob o fogo alto.
  4. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente as cascas da seriguela.
  5. Por fim, depois de 5 ou 10 minutos de infusão, você já pode coar a água e se servir.

Quais as utilidades desse chá para a saúde?

  • Controla a pressão arterial: acredita-se que a casca da seriguela tenha compostos que promovem a elasticidade dos vasos sanguíneos, de forma que a pressão arterial passa a ser melhor controlada.
  • É antioxidante: o fato do chá de casca de seriguela ser uma bebida antioxidante faz com que ele possa exercer diversas funções interessantes. Um delas é combate dos radicais livres, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e pelo envelhecimento precoce.
  • Previne e a diabetes: essa mesma ação antioxidante é indispensável para reforçar as proteções das células do pâncreas, órgão responsável pela produção e aproveitamento da insulina no corpo. E a insulina por sua vez é o principal hormônio responsável pelo controle da glicemia, que leva à diabetes se estiver elevada demais.
  • Aumenta a imunidade: por fim, o consumo do chá de casca de seriguela também é muito proveitoso para as defesas do organismo, visto que a bebida reforça o sistema imunológico.

Os benefícios podem ser potencializados pelo consumo da seriguela em natura

Agora que você sabe como fazer o chá da casca da seriguela, não podemos deixar de comentar que a fruta in natura é igualmente, senão mais proveitosa que a bebida. Isso porque a polpa da fruta, além de muito saborosa, também é rica em propriedades e nutrientes.

Inclusive dependendo da forma de consumo,  é possível aproveitar até mesmo as propriedades da semente dela.

Leia mais:

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação