Book Appointment Now
Hepatite: descubra quais são os primeiros sintomas e ligue o alerta
Você sabe quais são os primeiros sintomas de hepatite? Atualmente, a hepatite é uma doença que afeta milhares de pessoas pelo Brasil. Dependendo do caso, infelizmente ela é uma condição que piora muito as condições de saúde, e pode até mesmo levar a óbito.
Por isso é tão importante saber identificar esse problema. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar quais são os primeiros sintomas de hepatite, e como cada tipo se difere.
Talvez você já saiba disso, mas existe mais de um tipo de hepatite. Isso aumenta ainda mais a complexidade dessa condição de saúde, visto que cada tipo possui suas características únicas.
Entretanto, em compensação, os primeiros sintomas de hepatite tendem a ser mais generalizados. Dessa forma, podemos tentar identificar o ela mais cedo e, consequentemente, tratá-la mais rapidamente.
Quais são os primeiros sintomas de hepatite?
Antes de mais nada, independente do tipo de hepatite, todas são condições que afetam a saúde do nosso fígado. E o fígado por sua vez é um órgão que participa na produção da bile, metabolismo de substâncias do sangue, e de muitas outras funções indispensáveis para a saúde do organismo.
Com isso, as hepatites chamadas de hepatites virais tendem a causar sintomas iniciais como:
- Fadiga
- Enjoos
- Sensação de mal-estar
- Vômitos
- Dores musculares
- Cansaço generalizado
Contudo, estes tendem a ser apenas os primeiros sintomas de hepatite. Na prática, com o passar do tempo e agravamento da doença, ela pode levar desde dores abdominais e alterações intestinais, até o desenvolvimento de icterícia, que se consiste no amarelamento da pele, olhos e outras partes do corpo.
Diferenças entre cada tipo de hepatite
Em suma, em relação as hepatites virais, temos 5 principais tipos, que são a hepatite A, B, C, D, e E. Os sintomas delas são muito similares, mesmo com o vírus causador sendo diferente para cada uma. Portanto, na prática, as principais diferenças entre os tipos de hepatite acabam sendo na forma de transmissão:
- A: contato água ou alimentos contaminados pelo vírus através de fezes infectadas.
- B: relações sexuais desprotegidas, contato com o sangue ou de mãe para filho pelo leite materno.
- C: compartilhamento de materiais de uso ou higiene pessoal (escova de dentes, seringas, alicates de unhas, lâmina de barbear) ou relações sexuais desprotegidas.
- D: vide a hepatite C, mas depende da presença do vírus da hepatite B para se estabelecer.
- E: vide a vitamina A.
Por outro lado, não podemos deixar de mencionar que nem sempre as hepatites são causadas por vírus. Há casos em que elas são consequência do abuso de bebidas alcóolicas ou de medicamentos.
E como as hepatites podem ser tratadas?
Enfim, sabendo mais sobre os primeiros sintomas de hepatite e as formas de transmissão delas, é bem mais fácil identificar o problema com antecedência para tentar resolvê-lo.
E para que isso seja possível, geralmente são empregados medicamentos antivirais, e é feito um acompanhamento, especialmente nas hepatites C e B, até que elas passem com o tempo. Mas caso o tratamento não seja suficiente, pode ser necessário um transplante de fígado.
Sob esse ponto de vista, tão importante quanto o tratamento em si é a prevenção contra a hepatite. Como você pode ver, essa doença é transmitida, basicamente, pela falta de higiene de alimentos, consumo de água contaminada, relações sexuais e compartilhamento de determinados objetos pessoais.
Portanto, ao evitar esses hábitos, o risco de contração de hepatite é reduzido drasticamente.
Leia mais: