Casca de melão para tireoide funciona mesmo? Entenda

Será que usar a casca de melão para tireoide funciona? Sem dúvidas, a parte mais saborosa do melão é a sua polpa. Suculenta e doce, ela é perfeita para ser comida in natura ou utilizada em sucos e doces.

Contudo, a casca dessa mesma fruta esconde propriedades interessantes, e dizem que serve até mesmo para o hipotireoidismo. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se usar a casca de melão para tireoide funciona, e como fazer para usá-lo dessa forma.

Ao contrário do que somos levados a pensar, as cascas das frutas, na grande maioria das vezes, conseguem ser tão nutritivas, quando não mais, que própria polpa. O mesmo pode ser dito das sementes e folhas, dependendo de qual fruta estamos falando.

E no caso do melão, por mais que tenhamos o costume de descartar as cascas, elas são um ingrediente muito nobre do ponto de vista nutricional.

Casca de melão para tireoide é eficiente?

De maneira geral, a tireoide é uma das glândulas mais importantes do organismo. Ela é responsável pela produção de dois dos nossos principais hormônios, que são o T3 e T4. Entretanto, pessoas que sofrem de hipotireoidismo tendem a produzir esses mesmos hormônios em menor quantidade.

E é justamente nesse aspecto que usar a casca de melão para tireoide acaba sendo bem vantajoso.

No caso, os hormônios T3 e T4 regulam incontáveis atividades indispensáveis para a manutenção do nosso corpo. Logo, quando estão baixos, começamos a sofrer com diversos sintomas e problemas.

Felizmente, graças a sua composição nutricional, usar a casca de melão para tireoide é eficiente pois ajuda a estimular a produção desses hormônios, corrigindo as consequências de sua baixa causadas pelo hipotireoidismo.

No entanto, vale salientar que o uso da casca de melão apenas complementa o tratamento e jamais deve ser utilizada como forma de tratamento ou ainda substituir o tratamento medicamentoso.

Outros benefícios da casca para a saúde

Conforme fora dito, são os nutrientes da casca do melão que permitem com que ela possa ser usada para promover a saúde da tireoide. Dentre esses nutrientes, podemos citar os flavonoides, antioxidantes, pectina, potássio, compostos fenólicos, vitaminas e muitos outros.

Só que não é apenas a tireoide que é afetada por eles. Na realidade, eles exercem muitos benefícios no nosso organismo, como por exemplo:

  • Controle da glicemia e combate da diabetes
  • Promoção da saúde do sistema cardiovascular
  • Redução da absorção de gorduras nos alimentos
  • Redução e controle da pressão arterial dos vasos
  • Melhoria no funcionamento e saúde do intestino
  • Inibição do envelhecimento precoce

Como fazer para aproveitar a casca do melão para tireoide no dia a dia?

Por fim, conhecendo melhor as suas propriedades, fica claro que a casca do melão é uma boa inclusão na dieta, ainda mais para quem sofre de hipotireoidismo. Mas obviamente que essa inclusão só pode ser feita se você souber como aproveitar esse ingrediente.

Uma das formas mais simples e eficiente de se fazer isso é através do chá de casca de melão. Mas se você estiver procurando por alternativas mais elaboradas, saiba que ela pode ser utilizada em sucos e até mesmo em algumas sobremesas.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915