Chá de urucum serve para quê? Saiba como preparar e consumir corretamente

E o chá de urucum, serve para quê? A princípio, quem não está tão familiarizado com o urucum pode pensar que ele é apenas um corante. Porém na realidade ele é uma planta medicinal com diversas propriedades interessantes.

Se utilizado no preparo de chás, elas podem ser extraídas e muito bem aproveitadas pelo nosso organismo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda a questão de o chá de urucum serve para que, e saiba como fazer para preparar e consumi-lo.

Sem dúvidas, todo tipo de chá precisa ser consumido com cuidado. Como as plantas usadas na produção deles são ricas em diferentes compostos, a bebida acaba concentrando múltiplos efeitos.

Com o urucum isso não é diferente. Por mais simples e inofensivo que ele pareça ser, ele afeta a nossa saúde de diferentes formas. Logo um consumo sem conhecimento dele pode representar um grande risco.

Chá de urucum serve para que de fato?

De maneira geral, assim como outros vegetais, o urucum é fonte de vitaminas, minerais e fibras, todos sendo de extrema importância para a manutenção da saúde do organismo.

Porém ele também de flavonoides, carotenoides, tocoferóis, terpenoides e outros compostos, os quais exercem ações antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e muitas outras. A partir dessas qualidades, o chá de urucum serve para:

  • Garantir a estrutura e saúde dos ossos
  • Manter a diabetes melhor controlada
  • Combater e inibir alguns tipos de cânceres
  • Promover e conservar a visão e saúde dos olhos
  • Garantir o controle da pressão arterial dos vasos
  • Eliminar diferentes fungos e bactérias infecciosos
  • Inibir o envelhecimento precoce do organismo
  • Melhorar o funcionamento do sistema digestivo
  • Auxiliar na cicatrização de ferimentos na pele
  • Prevenir problemas no sistema cardiovascular
  • Manter as atividades cerebrais funcionando

Passo a passo de como preparar o chá em casa

  1. Antes de mais nada, em uma panela sob o fogo, acrescente um litro de água corrente.
  2. Espere a água ferver e, assim que atingir fervura total, mantenha o fogo desligado.
  3. Feito isso, acrescente o urucum na panela. Se você for utilizar as sementes, utilize apenas uma colher de sopa. Mas caso opte pelas folhas, coloque entre 8 a 12 folhas, sejam elas secas ou frescas.
  4. Em seguida tampe a panela para fazer a infusão e aguarde entre 10 e 15 minutos.
  5. Por fim, passado o tempo, você já pode se servir  com o chá.

E como fazer para tomar o chá corretamente?

Por fim, sabendo mais sobre a questão de o chá de urucum serve para que, e tendo aprendido sobre se preparo, resta apenas saber como tomar a bebida. No caso, o ideal é limitar o consumo para duas ou três xícaras diárias. Porém quando falamos em aprender a tomar o chá de urucum, o mais importante são suas contraindicações.

Em suma, por mais benéfica que a planta seja, ela pode ser nociva em alguns casos. Por exemplo, o urucum não é recomendado para pessoas sob o uso de medicamentos diuréticos ou hipoglicemiantes, o que estão prestes a passar por alguma cirurgia.

Sob o mesmo ponto de vista, a planta também pode se tornar um problema para mulheres gestantes e pessoas com problemas renais.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915