Abobrinha: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A Abobrinha é uma planta que pertence à família Cucurbitaceae, a mesma família dos melões e melancias, e é rica em minerais e vitaminas, por ser uma hortaliça muito versátil, pode ser preparada de várias maneiras. Cultivada em diversos países, este legume teve origem nas Américas e hoje é um dos alimentos mais consumidos dentre a população mundial. Seu plantio pode ser feito o ano inteiro, nas regiões Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste e na região Sul seu cultivo inicia a partir de agosto. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Veja todos os benefícios da Abobrinha

Considerada um alimento pouco calórico, a abobrinha é aliada de pessoas que procuram emagrecer, pois além de dar saciedade ela colabora para o bom funcionamento do trato intestinal.

Rica em vitaminas C, vitamina A, complexo B, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e sódio, além de possuir antioxidantes que auxiliam no envelhecimento precoce da pele humana, além de livrar o corpo de radicais livres.

Como escolher a melhor abobrinha

As abobrinhas podem apresentar diversas cores, alterando conforme a espécie, na hora da compra, dê preferência as mais firmes, com coloração amarelada ou verde brilhantes. Evite escolher alimentos com rachadura ou com marcas de insetos. Quanto mais madura e velha, sua casca vai perdendo a pigmentação, apresentando um tom mais claro, mole e amarelada, além de sabor amargo.

Uma curiosidade sobre a abobrinha é que, embora seja frequentemente considerada um vegetal, ela na verdade é uma fruta. Isso ocorre porque trata-se do fruto da planta de abobrinha, que pertence à família das cucurbitáceas, a mesma família da melancia e do pepino.

Veja também: 11 benefícios da abobrinha para quem está de dieta aproveitar e comer bem

Quais as formas de armazenar a abobrinha

Lave a abobrinha apenas quando for consumir, se estiverem com resquícios de terra basta passar um pano úmido antes de guardá-lo na geladeira. Sua durabilidade é maior quando armazenada fechada na geladeira, após aberta deve-se consumir em até dois dias.

Para quem está se perguntando se é possível congelar esse alimento, a resposta é não. As abobrinhas podem perder o sabor original se congeladas, além de juntar bastante água, o que acaba afetando suas vitaminas.

Como higienizar a abobrinha

O vinagre é um dos melhores desinfetantes naturais para higienização de legumes, tanto o de maçã quanto o de álcool. Para a higienização correta, é necessário misturar a mesma quantidade de água e vinagre e mergulhar a abobrinha dentro dessa solução, a quantidade utilizada dependerá de quantas serão higienizadas.

Como consumir abobrinhas

Por tratar-se de um alimento muito versátil, a abobrinha pode ser consumida de diversas maneiras, de forma crua, em saladas para dar destaque ao seu sabor fresco, refogada com temperos a sua escolha, grelhada para manter sua textura mais firme, assada para ficar com um aroma um tanto mais adocicado ou cozidas, que podem ser feitas em um molho de sua preferência.

Veja também: Chips de abobrinha crocante; veja como preparar esse prato que dá água na boca

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 324