Alimentação pós-Carnaval: uma receita de suco verde para recomeçar

No Brasil, há quem diga que o ano só começa verdadeiramente após o Carnaval. Com isso, muitas pessoas passam a traçar seus planos e metas para o novo ciclo que se inicia depois do feriado.

Normalmente, dentro dessas metas e planos está a inclusão de novos hábitos alimentares, a prática de atividade física e parar com maus hábitos (fumo ou álcool).

Hábitos alimentares no pós-Carnaval

O Carnaval é frequentemente associado a festas, celebrações e a uma variedade de alimentos indulgentes, que podem incluir desde petiscos fritos até bebidas alcoólicas açucaradas e alimentos ricos em calorias.

Além disso, durante o período de festa é comum que os foliões se desidratem, podendo ocorrer perda de líquidos e, dependendo das condições (calor, tempo prolongado ao ar livre e consumo de álcool), também de eletrólitos.

Um dos principais objetivos após o Carnaval é voltar a uma rotina alimentar equilibrada, que inclua uma variedade de alimentos nutritivos e frescos.

Isso pode envolver a retomada do consumo regular de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas, enquanto se reduz o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e gorduras saturadas.

Também muitas pessoas optam por aumentar sua ingestão de água após o Carnaval, buscando reidratar o corpo após dias de festas e consumo de bebidas alcoólicas.

A hidratação adequada desempenha um papel crucial na manutenção da saúde e do bem-estar geral.

Em suma, os novos hábitos alimentares pós-Carnaval são uma oportunidade para reavaliar as escolhas alimentares, priorizar alimentos nutritivos, hidratar o corpo adequadamente, praticar moderação e incorporar atividades físicas regulares.

Essas mudanças podem ajudar a retomar o equilíbrio após os excessos do Carnaval e também estabelecer bases sólidas para uma vida mais saudável e vibrante a longo prazo.

Uma opção simples no pós-Carnaval

Pensando na ingestão de alimentos após o período de festa, um suco verde orgânico torna-se uma boa opção que fornece fibras alimentares, água para hidratação e pequenas quantidades de minerais como magnésio e vitamina C, além de compostos bioativos naturalmente presentes nos vegetais.

Também é uma receita de fácil acesso e que pode incorporar-se espontaneamente na dieta do dia a dia.

Suco Verde Funcional

Ingredientes

  • 2 folhas de bertalha
  • 1 maçã verde
  • 4 cambucis maduros (podendo ser a polpa congelada)
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 200 ml de água gelada

Modo de preparo

Lave bem os cambucis em água corrente e retire as sementes. Em seguida, corte-os em pedaços pequenos. Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma sem coar.

Leitura Recomendada: Dieta baseada em plantas: Nutricionista apresenta 5 orientações para iniciar

Siga dra. Valéria no Instagram: @dravaleriapaschoal / @vpnutricaofuncional

Compartilhe este conteúdo
Avatar photo
Dra. Valéria Paschoal

Nutricionista., CEO da VP Nutrição Funcional, Diretora da Faculdade VP. Autora e dos livros da Coleção Nutrição Clínica Funcional publicados pela VP Editora. Coordenadora da Comissão Científica do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). Nutricionista da CSA Brasil (Community Supported Agriculture – Comunidade que Sustenta a Agricultura).

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS