Alimentos enlatados fazem mal para saúde? Saiba dos riscos e como escolher

Entenda melhor como os enlatados afetam nossa saúde e como fazer o consumo corretamente

A princípio, a produção de alimentos enlatados já é bastante antiga. Essa categoria de alimentos é caracterizada principalmente pela sua grande durabilidade e fácil acesso. Contudo, por mais que esses fatores possam ser interpretados como vantagens, é preciso analisar esse tipo de comida como um todo. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar se alimentos enlatados fazem mal para saúde ou não.

De antemão, a quem goste de comer comida enlatada pelo seu sabor e variedades, o que é completamente compreensível. Ademais, a alta de preços no mercado induz a compra de comidas mais baratas, que pode ser o caso dos alimentos enlatados. Entretanto, é importante tentar entender que nenhum desses fatores deve ser colocado acima de um possível risco para a saúde.

Composição dos alimentos enlatados

Conforme fora dito, existe uma enorme variedade de alimentos enlatados, mas a grande maioria deles ficam embebidos em caldos. No caso de enlatados doces, como frutas em conserva, esses caldos possuem uma enorme concentração de açúcar. Já os caldos de enlatados de azeitona, ervilha e milho em conserva, costumam ter muito sódio e ácido acético, conservantes nocivos.

Por outro lado, apesar da variedade e diferenças na composição dos caldos, os enlatados possuem alguns elementos em comum. Um deles são os metais pesados, que são incorporados no alimento e no caldo através da própria lata. Outro elemento bastante presente é o bisfenol, um composto que é bastante estudado e conhecido pelos seus possíveis danos para a saúde.

riscos de alimentos enlatados
Uns dos riscos dos alimentos enlatados são intoxicação alimentar e Botulismo – Canva PRO

Quais são os riscos de consumo desses alimentos?

Tendo em mente alguns dos componentes dos alimentos enlatados, já é possível compreender que eles não são uma boa opção de comida. Eles oferecem alguns grandes malefícios para nossa saúde, como:

  • Aumento na pressão arterial.
  • Maior risco de doenças e problemas cardiovasculares.
  • Aumento da glicemia no sangue.
  • ganho de peso, através do acúmulo de gordura.
  • Maior risco de diabetes, cânceres e outras doenças, a longo prazo.
  • Intoxicação alimentar.

Leia mais: NÃO PODE! Veja 10 alimentos que se não devem congelar

Alimentos enlatados e o botulismo

Outro grande risco dos enlatados é o botulismo, uma doença bacteriana gravíssima. Geralmente, essa bactéria está presente em carnes e vegetais enlatados em conserva, especialmente os caseiros. É possível identificar se o alimento está contaminado caso ele esteja com cheiro e aparência ruim, ou a partir da própria lata, caso ela esteja estufada ou danificada de alguma forma.

Essa doença pode causar vômitos, náuseas, dor abdominal, diarreia e alguns sintomas neurológicos, como como visão dupla ou turva, e dificuldade de engolir. Porém, em casos em que a doença evolui, ela pode causar fraqueza muscular em diversas partes do corpo.

É preciso excluir os enlatados completamente?

Um bom consumo de alimentos enlatados só é possível com alguns cuidados importantes. Para evitar o botulismo, por exemplo, é importante ficar atento ao estado da embalagem e do alimento. Contudo, mesmo que ele não apresente nenhum sinal de suspeita dessa doença, ainda é necessário lidar com os componentes ruins dos enlatados, como o açúcar excessivo, conservantes e bisfenol citados anteriormente.

Em suma, você pode sim incluir os enlatados em sua alimentação, desde que você priorize aqueles que são mais naturais e de maior qualidade. Observe a lista de ingredientes presente na embalagem, pois através dela é possível perceber se o enlatado é mais processado ou natural. Ademais, assim como todo outro alimento, a moderação também é uma das chaves para preservar a saúde.

Leia mais: Conheça 10 alimentos que pioram enxaqueca: evite-os a qualquer custo!

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

O vinagre é um dos produtos mais antigos do mundo a ser comercializado. Assim, desde os tempos mais remotos, esse incrível ingrediente natural vem tendo mil e uma utilidades na cozinha, limpeza da casa, saúde, beleza e até mesmo na jardinagem.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação