Sofre com ÁCIDO ÚRICO? Então esses 10 alimentos são proibidos para você

Confira os alimentos que você não deve comer para elevar ainda mais o ácido úrico

A saúde do nosso corpo é regulada por diversos elementos e nutrientes. Estes são majoritariamente adquiridos através da alimentação. Logo, quando há um desequilíbrio em algum dos compostos do nosso organismo, como o ácido úrico, começamos a apresentar problemas de saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar 10 alimentos proibidos para quem possui ácido úrico elevado.

De antemão, talvez você já tenha ouvido falar do ácido úrico. Assim como todo composto do nosso organismo, ele exerce uma determinada influência no funcionamento do corpo. Entretanto, essa influência passa a ser prejudicial a partir do momento em que o ácido úrico fica excessivo. Por isso é importante evitar alimentos que contribuam para a elevação da sua quantidade.

Quais riscos o ácido úrico oferece para saúde?

Primeiramente, antes de conhecer os alimentos que são ruins para quem têm ácido úrico elevado, é preciso conhecer melhor esse elemento e quais riscos ele oferece. No caso, conforme fora dito, a sua presença no nosso organismo não é necessariamente problemática. Ele só passa a ser um perigo quando está em excesso.

Conforme a quantidade de ácido úrico do nosso corpo aumenta, os cristais deles vão se acumulando, em sua grande maioria, nas articulações. Esse depósito dos cristais é responsável pela gota, uma doença bastante comum que causa dor nas regiões afetadas. Ou seja, graças ao excesso desse elemento, a pessoa pode experimentar crises de dores nas articulações que podem ser muito incômodas, comprometendo sua qualidade de vida.

Leia mais: Excesso de ÁCIDO ÚRICO? Veja 8 frutas que ajudam no controle da Gota

Existem formas de se curar a gota?

Infelizmente, a gota é uma doença que não possui uma cura definitiva. Contudo, é possível manejar muito bem as crises de dores que ela causa, reduzindo a frequência e intensidade delas. Esse manejo pode ser feito através de medicamentos anti-inflamatórios, porém uma das melhores formas de lidar com a gota é através da alimentação, adotando uma dieta que possa controlar melhor os níveis de ácido úrico.

Alimentos proibidos para quem tem ácido úrico
Alimentos proibidos para quem tem ácido úrico. Foto: Canva PRO

Principais alimentos que devem ser evitados por quem tem ácido úrico elevado

De maneira geral, a purina é o principal componente dos alimentos que precisa ser evitado por quem tem gota. Ela pode ser de origem animal ou vegetal, sendo que a purina animal é a que mais contribui para o aumento do ácido úrico no nosso corpo. Sendo assim, confira alguns dos alimentos que são fontes de purina a serem evitadas:

  • Carnes vermelhas
  • Moluscos
  • Carnes de caça
  • Miúdos (fígado, moela, coração)
  • Carnes com molhos ou caldos
  • Crustáceos

Por outro lado, alimentos que possuem álcool, alto índice glicêmico ou adição de açúcar, também podem aumentar a incidência das crises de gota, causada pelo ácido úrico. Alguns dos principais exemplos que precisam ser excluídos da dieta são:

  • Mel
  • Bebidas açucaradas
  • Derivados do trigo
  • Bebidas alcóolicas

Leia mais: Quais são os perigos de ácido úrico elevado? Como tratar? Tire suas dúvidas agora

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiro. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia. Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação