Benefícios da banana em jejum: veja os principais motivos para investir nela

Você conhece os benefícios da banana em jejum? Quem faz dieta sabe que o jejum é uma janela muito importante da nossa alimentação. Isso porque o jejum faz com que alguns alimentos tenham um impacto diferente.

Em alguns casos, esse impacto é benéfico, enquanto em outros ele pode vir a ser problemático. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e fique por dentro dos principais benefícios da banana em jejum na saúde.

De antemão, a banana é sem dúvidas uma das frutas mais nutritivas que podemos consumir no dia a dia. Ela é rica em múltiplos minerais e vitaminas, e favorece a saúde do nosso organismo de diferentes formas. Mas vale a pena entender como o corpo consegue aproveitar ela e suas propriedades quando durante o período de jejum.

Quais os benefícios da banana em jejum?

  • Melhora o metabolismo: conforme fora dito, a janela do jejum é importante dentro de uma dieta. E o consumo da banana por sua vez, durante esse período, ajuda a melhorar o metabolismo, graças as suas vitaminas. Com um metabolismo melhorado, a perda de peso é facilitada.
  • Aumenta o desempenho físico: outra grande vantagem da banana em jejum é o fato dela fornecer bastante energia durante os treinos, e prevenir câimbras musculares, o que melhora o rendimento dos exercícios.
  • Promove o bem-estar: por incrível que pareça, a banana é uma grande aliada da saúde mental. Isso porque ela é fonte de magnésio e triptofano. O primeiro é um aliado no combate contra a depressão e ansiedade, enquanto o segundo serve como precursor na produção de hormônios relacionados com o bom humor.
  • Favorece o emagrecimento: além de melhorar o metabolismo, comer a banana em jejum também mantém uma melhor sensação de saciedade. Assim, a perda de peso é potencializada ainda mais.

Cuidados importantes para fazer um consumo seguro no jejum

Como você pôde observar, existem muitos benefícios da banana em jejum. Entretanto, saiba que o consumo dela requer alguns pequenos cuidados. Isso porque, em excesso, os carboidratos da banana pesam muito no nosso organismo.

E, quando estamos de jejum, o impacto deles é ainda maior, de forma que a energia fornecida é grande, mas temporária, e que ela acaba levando ao ganho de peso. Portanto tenha moderação ao comer a fruta em jejum.

Outros alimentos que são bons durante o jejum

Por fim, agora que você sabe dos benefícios da banana em jejum, vale a pena conhecer algumas outras excelentes opções de comidas para se consumir no jejum. Em suma, fontes leves de minerais, vitaminas e fibras, como é o caso da própria banana, são sempre bem vindas, ainda mais pelo café da manhã. E felizmente, existem múltiplas opções de alimento que não só atendem a esse perfil nutricional, como também combinam muito com a refeição. Dito isso, confira a seguir alguns dos melhores alimentos para se comer de jejum:

  • Mamão
  • Nozes
  • Cereais integrais
  • Farinha de aveia
  • Mirtilo
  • Gérmen de trigo
  • Ovos cozidos

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915