Berberina emagrece? Entenda melhor seus efeitos no organismo

Chamada de “Ozempic Natural” será que a berberina emagrece mesmo? Você já ouviu falar sobre a berberina? Pois bem, ela é um composto bioativo que pertence à classe dos alcaloides isoquinolínicos.

Ela é encontrada em diversas plantas, como a raiz do coptis chinensis e da berberis vulgaris, também conhecida como uva-do-monte. A berberina tem sido utilizada há séculos na medicina tradicional chinesa devido às suas propriedades medicinais. Mas será mesmo que berberina emagrece? Saiba mais agora mesmo, aqui no SaúdeLAB.

Será mesmo que berberina emagrece?

A berberina tem sido objeto de estudo como um possível auxiliar no emagrecimento. Vários estudos em animais e em células humanas sugerem que a berberina pode ter efeitos positivos na regulação do metabolismo e na perda de peso.

Um estudo publicado no Journal of Translational Medicine em 2015 mostrou que a berberina pode ajudar a reduzir o peso corporal e a gordura visceral em indivíduos com síndrome metabólica.

Os participantes do estudo que receberam a suplementação de berberina experimentaram uma redução significativa no peso corporal, no índice de massa corporal (IMC) e na circunferência da cintura, em comparação com o grupo placebo.

Além disso, outro estudo publicado na revista Obesity em 2018 mostrou que a berberina pode ajudar a reduzir a gordura corporal e melhorar a composição corporal.

Os participantes do estudo que receberam a suplementação de berberina tiveram uma redução significativa no peso corporal, no percentual de gordura corporal e no perímetro da cintura, em comparação com o grupo placebo.

No entanto, é importante ressaltar que os estudos sobre a berberina e seu efeito no emagrecimento ainda são limitados e muitos deles foram realizados em animais ou em células humanas. Mais pesquisas clínicas são necessárias para confirmar esses efeitos em humanos e determinar a dose ideal de berberina para o emagrecimento.

É importante ainda lembrar que a berberina não é uma solução milagrosa para o emagrecimento e não deve substituir uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. A perda de peso saudável envolve uma abordagem equilibrada que inclui uma dieta balanceada, atividade física regular e hábitos de vida saudáveis.

Efeitos da berberina para a saúde

A berberina possui uma série de efeitos benéficos para a saúde, além de seu potencial na perda de peso. Diversos estudos têm investigado seus efeitos em várias condições de saúde, incluindo diabetes, doenças cardíacas, síndrome metabólica, câncer e doenças neurodegenerativas.

Berberina e diabetes

No diabetes tipo 2, a berberina tem se mostrado promissora no controle dos níveis de açúcar no sangue. Ela ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, aumentando a captação de glicose pelas células e reduzindo a produção de glicose pelo fígado. Estudos demonstraram que a berberina pode reduzir os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c), melhorar a tolerância à glicose e diminuir a resistência à insulina em indivíduos com diabetes tipo 2.

Berberina e colesterol

A berberina também pode ter efeitos positivos na saúde cardiovascular. Assim, ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol total, colesterol LDL (o “mau” colesterol) e triglicerídeos, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL (o “bom” colesterol). Inclusive, essas alterações no perfil lipídico podem contribuir para a prevenção de doenças cardíacas, como aterosclerose e doença arterial coronariana.

Mas, vale ressaltar, no entanto, que a administração da berberina deve ter indicação médica.

Por fim leia ainda:

Compartilhe seu amor
Daniela Marinho
Daniela Marinho

Especialista em Produção de Conteúdo, atuando com Redação SEO desde 2019.

Artigos: 715