Carqueja é boa para o fígado? Entenda como que atua no seu corpo

Se você já tem o costume de tomar chás, então provavelmente já ouviu falar da carqueja. Essa planta é amplamente conhecida por suas propriedades para a saúde, e principalmente pelos seus benefícios para o fígado. Mas será que as promessas dessa planta são realmente verdadeiras. Venha com o SaúdeLab e entenda se a carqueja é boa para o fígado mesmo, e quais realmente são seus benefícios para a saúde.

De antemão, precisamos ter muito cuidado com todo tipo de alimento que é vendido como uma solução para problemas de saúde. No da carqueja, é dito que o seu uso pode melhorar a saúde do fígado, e até mesmo ajudar no combate de doenças hepáticas. Porém é importante conhecer as verdadeiras propriedades dela para ter certeza de que seu consumo é seguro.

Principais propriedades da carqueja

Primeiramente, o termo carqueja se refere ao nome popular de uma planta chamada Baccharis trimera, que cresce com facilidade em quase todo tipo de terreno. Dentre suas inúmeras propriedades, vale citar que a carqueja é hipoglicemiante, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, e digestiva. Dito isso, confira alguns dos benefícios que a planta pode oferecer para a nossa saúde:

  • Melhora o processo de digestão de alimentos
  • Combate os radicais livres do organismo
  • Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue
  • Combate doenças inflamatórias
  • Fortalece a imunidade como um todo

Veja também: Chá de carqueja trata gastrite e muito mais; veja 10 benefícios para a sua saúde

A carqueja é boa para o fígado ou não?

Agora que você conhece algumas de suas propriedades, fica mais fácil de entender se a carqueja é boa para o fígado de fato. No caso, é preciso salientar que o fígado está diretamente ligado com a digestão de gorduras. Por isso que o consumo excessivo de gorduras pode levar à esteatose hepática. Felizmente, a ação anti-inflamatória da planta, em conjunto com outras de suas propriedades, ajuda justamente nessa questão.

A carqueja possui a capacidade reduzir o colesterol e triglicerídeos tanto do organismo quanto do próprio fígado. Isso ajuda a controlar essa doença e promover uma melhor saúde do órgão. Ademais, a planta também ajuda na eliminação de toxinas, que favorece o funcionamento do fígado e do sistema renal. Ou seja, a carqueja é boa para o fígado sim, e inclusive pode ser usado como um tratamento complementar da esteatose hepática. Mas, claro que fundamental conversar com seu médico sobre o uso deste e outros chás na sua condição.

Contraindicações para o uso da carqueja

Tendo em mente todos esses benefícios, e sabendo que a carqueja é boa para o fígado, você já deve estar pensando em incluir ela na sua rotina. Mas antes de fazer isso, é preciso ver quais são as contraindicações dela, já que infelizmente existem algumas.

Por ser hipoglicemiante, diabéticos que fazem uso da insulina regularmente devem ficar atentos com a bebida para não reduzir demais os níveis de glicose. O mesmo vale para pessoas que sofre de gastrite, pois a carqueja aumenta a produção de suco gástrico no estômago. Por fim, a planta também precisa ser completamente evitada por gestante, que podem sofrer de problemas renais e gestacionais caso venham à consumir.

Leia mais: Orégano faz mal para o fígado? Entenda como ele age no organismo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915