Book Appointment Now
Cebola dá gases mesmo, ou isso é apenas um mito? Descubra a verdade
Cebola dá gases? – Por ser extremamente consumida, a cebola é um alimento que merece a nossa atenção. Ela costuma ser bastante benéfica para a saúde, mas há quem diga que ela seja capaz de causar gases, algo que para muitas pessoas é extremamente incômodo.
Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se a cebola dá gases mesmo, ou se isso é apenas um mito.
À primeira vista, os gases dificilmente representam um problema grave para a saúde do organismo. Contudo, em compensação, não tem como negar que eles conseguem ser muito desconfortáveis, dolorosos e até constrangedores.
Por isso é sempre bom se manter informado sobre os alimentos que estimulam a produção de gases, e procurar evitar o consumo exagerado deles.
É verdade que a cebola dá gases?
De antemão, são muitos os vegetais que possuem o potencial de causar gases do organismo. Um dos motivos por trás disso é que eles são comumente fontes de fibras, que apesar de serem benéficas para o intestino, podem ter esse pequeno efeito colateral.
Com base nisso, de fato podemos afirmar que a cebola dá gases, visto que ela é fonte de fibras. Entretanto, ela ainda enfrenta um outro problema nesse aspecto.
No caso, a cebola é fonte de um composto denominado de rafinose. Apesar de não ser nociva por si só, a rafinose não consegue ser digerida pelo sistema digestivo.
Com isso ela acaba fermentando no nosso intestino, levando a formação de gases no local.
Portanto em suma, a cebola dá gases por causa da presença significativa de fibras e da rafinose em sua composição nutricional.
Quais outros alimentos podem causar gases?
Agora que você sabe porque a cebola dá gases, não podemos deixar de falar sobre os outros alimentos que possuem esse mesmo potencial. Basicamente, os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são as fibras, frutose e a ingestão direta de gases, como o próprio ar do ambiente.
Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns exemplos de alimentos que podem causar gases no organismo:
E como fazer para combater os gases?
Por fim, vale a pena aprender algumas formas de combater os gases em formação no sistema digestivo. Por exemplo, como a cebola dá gases mas é um alimento extremamente presente na nossa dieta, umas das formas de reduzir a formação deles é cozinhando bem o vegetal antes do consumo.
Agora em relação ao combate dos gases no geral, quando eles já estão estabelecidos e independente de qual tenha sido a causa, existem diferentes métodos que podemos empregar.
Alguns deles são mais caseiros, enquanto outros são melhores sob a orientação de um médico especializado. De qualquer forma, confira a seguir algumas dicas que ajudam a combater os gases:
- Manter uma boa rotina de hidratação
- Tomar chás de gengibre, funcho ou erva-cidreira
- Utilizar medicamentos com efeito antigases
- Se manter em movimento dentro ou fora de casa
- Diluir em água e tomar um pouco de bicarbonato
- Fazer massagens leves na região do abdome
Leia mais: