Chá de Cavalinha desincha e revigora; conheça mais benefícios e como preparar sem erros

Originária da América, a cavalinha é um tipo de samambaia que cresce em locais de clima temperado.

Utilizada há séculos na medicina popular, ela é comumente relacionada a tratamentos para pedras nos rins e infecções urinárias.

Porém, seus benefícios vão muito além destes. Confira hoje no SaúdeLab!

Facilmente encontrada em canteiros e matagais pelo Brasil, a cavalinha deve ser utilizada, entretanto, com cautela.

Assim, veja a forma correta de fazer o chá da erva e confira quais são os efeitos colaterais e quem não deve tomá-lo. Portanto, continue conosco e veja como inserir essa famosa planta na sua rotina alimentar.

Conheça a erva cavalinha

A cavalinha é uma planta da espécie Equisetum arvense, que cresce em formato de talos. Estes, por sua vez, são utilizados para a fabricação do chá, responsável por promover diversos benefícios à saúde. Assim, confira agora as principais indicações dessa planta para uso funcional.

10 benefícios do chá de cavalinha para a saúde

1. Ajuda a emagrecer

A cavalinha possui propriedades antioxidantes e diuréticas, como os flavonoides e o ácido cafeico. De acordo com especialistas, estes aumentam a queima de gordura localizada, ajudando o corpo a eliminá-la de forma natural, caso haja uma combinação entre a ingestão do chá e a prática de exercícios físicos.

2. Acelera o metabolismo

O ácido cafeico presente na cavalinha também possui efeito termogênico, o que ajuda a aumentar o metabolismo. Consequentemente, tal processo também auxilia na perda de peso.

3. Combate a retenção de líquidos

Além de flavonoides como a quercetina e a apigenina, a cavalinha também contém compostos fenólicos que agem aumentando a eliminação de líquidos pela urina. Portanto, ela realiza um processo diurético, que combate o inchaço e a retenção de líquidos.

Ademais, um estudo recente demonstrou que o efeito diurético da cavalinha é mais potente do que remédios de farmácia que possuem o mesmo efeito, os quais geralmente contêm a substância hidroclorotiazida, por exemplo.

4. Auxilia no tratamento da infecção urinária

O efeito diurético da cavalinha também é útil no tratamento da infecção urinária, pois estimula a eliminação das bactérias que causam este problema.

5. Combate as pedras nos rins

Consequentemente, a mesma ação diurética também promove a prevenção de pedras nos rins, uma vez que auxilia o corpo a eliminar líquidos e bactérias residentes no trato renal e urinário.

6. Diminui a pressão arterial

E mais uma vez entra em cena a ação diurética: por aumentar a eliminação de líquidos do corpo, o chá da cavalinha faz com que o volume de líquidos presentes nos vasos sanguíneos diminua, levando a uma redução do esforço que o coração faz para bombear o sangue. Consequentemente, tal processo diminui a pressão arterial.

7. Elimina fungos do corpo

Alguns estudos preliminares mostraram que alguns óleos essenciais oriundos da cavalinha, como o timol e o cineol, são capazes de eliminar fungos de pele, como a Candida sp.

8. Expulsa bactérias do organismo

Os mesmos óleos essenciais da planta também combatem algumas bactérias como a Escherichia Coli, que causa a infecção urinária e as Staphylococcus aureus, que causam infecções pulmonares, ósseas e de pele.

9. Auxilia na melhora do aspecto das unhas e da pele

A cavalinha contém sílica, uma substância que promove a hidratação e o fortalecimento das unhas. Além disso, por possuir também ação adstringente e antioxidante, ela também melhora o aspecto da pele, pois reduz a oleosidade e age combatendo o envelhecimento precoce.

10. Promove a saúde dos ossos

A cavalinha é rica em cálcio e fósforo, minerais essenciais para a manutenção da saúde dos ossos. Desse modo, alguns estudos apontam que ela pode prevenir doenças como a osteoporose e a osteopenia, pois estimula a formação de células ósseas.

Leia também:

Chá de Sete-sangrias: conheça a bebida que é depurativa do sangue

Chá para Desinchar: veja as 5 melhores opções que resolvem

Como fazer o chá de cavalinha

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervida
  • 1 colher de sopa de talos secos de cavalinha

Modo de preparo

Coloque os talos secos da cavalinha na xícara com água fervente e deixe-os ali por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe a mistura e beba no máximo 2 xícaras ao dia, sempre após as refeições.

Efeitos colaterais

O chá de cavalinha não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida, pois seu efeito diurético pode acabar eliminando minerais essenciais para o corpo. Isso pode ocasionar efeitos colaterais como diarreia, desidratação, dor de cabeça, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular.

Assim, o ideal é que a ingestão do chá seja feita conforme a orientação de um médico ou nutricionista.

Quem não deve usar

Por agir diretamente na pressão arterial, o chá de cavalinha não é recomendado para pessoas com insuficiência cardíaca e pressão baixa. Além disso, seu efeito diurético pode ser fatal para aqueles que possuem doenças renais. Ademais, a bebida também não é recomendada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos de idade.

Continue a leitura: Chá da casca de melão ajuda a controlar a pressão alta e muito mais; conheça

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1025