Chá de lichia: para que serve, contraindicação e como fazer para preparar

Já experimentou o chá de lichia? A princípio, a lichia pode não ser uma fruta tão acessível quanto a banana ou maçã, por exemplo. Mas sem dúvidas ela não deixa a desejar no sabor e nem em suas propriedades.

Sua riqueza nutricional é tão grande que a fruta pode ser usada em chás considerados medicinais. Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar sobre o chá de lichia, para que serve, contraindicações e como fazer para preparar.

Quem já está familiarizado ou acostumado com chás, sabe que muitas frutas podem ser aproveitadas em infusões. Geralmente são usadas as cascas dessas frutas, e com a lichia não é diferente.

À primeira vista isso pode parecer estranho, já que nós costumamos comer principalmente a polpa. Porém na prática as cascas da grande maioria das frutas conseguem ser tão ricas, senão mais, que as próprias polpas.

Principais benefícios do chá de lichia

  • Protege o corpo contra cânceres: de antemão, na composição da lichia, nós podemos encontrar dois compostos importante. Estes são as antocianinas e os flavonoides que, quando no nosso organismo, inibem a proliferação de células cancerígenas, combatendo alguns cânceres.
  • Promove a saúde cardiovascular: esses mesmos compostos citados, quando associados ao potássio, proantocianidinas e compostos fenólicos, presentes na lichia, ajudam a proteger o sistema cardiovascular. Isso porque eles controlam a pressão corrente dos vasos e os níveis de colesterol do organismo.
  • Mantém a diabetes controlada: ainda em relação aos compostos fenólicos, outro importante papel deles é regular o metabolismo da glicose. Esse tipo de efeito é indispensável para controlar a glicemia em diabéticos.
  • Aumenta a imunidade: por fim, o chá de lichia ainda é ótimo para fornecer vitamina C para o organismo. E através dela o corpo é capaz de produzir mais das células de defesa que compõem o sistema imunológico.

Passo a passo de como preparar o chá em casa

  1. Primeiramente, comece descascando quatro lichias e separando as cascas delas.
  2. Higienize as cascas sob água corrente e distribua elas em uma forma de sua preferência.
  3. Agora leve a forma para um local com luz solar e deixe as cascas secando por um dia.
  4. Ao final da secagem das cascas, vá aquecendo uma xícara de água em uma panela sob o fogo.
  5. Quando a água estiver fervendo e as cascas já estiverem secas, coloque as cascas na panela e desligue o fogo.
  6. Em seguida mantenha a panela tampada e espere aproximadamente 3 minutos para fazer a infusão.
  7. Enfim, passado o tempo, você já pode coar a água e se servir com o chá de lichia.

Existe algum tipo de contraindicação para o chá de lichia, ou ele é seguro?

De antemão não, não costumam haver contraindicações para esse chá. Ele é bastante acessível e seguro para o consumo no geral. Entretanto, algo que é preciso tomar cuidado é com a quantidade consumida.

Em excesso, o chá de lichia de fato é prejudicial para a saúde. Nesses casos ele pode levar dores abdominais e problemas no estômago e intestino. Sendo assim procure manter o consumo dele para no máximo três xícaras por dia.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915