Coentro faz mal para os rins? A resposta vai te deixar de cabelo em pé

Por serem órgãos filtradores do sangue, os rins são muito sensíveis à tudo o que consumimos. Com isso, alguns alimentos podem representar um grande risco para a saúde e funcionamento deles. O problema é que nem sempre os exemplos desses alimentos são óbvios.  Portanto venha com o SaúdeLab, entenda se o coentro faz mal para os rins e fique por dentro de suas propriedades.

A princípio, o coentro é uma erva bastante utilizada na culinária. Boa parte disso se dá pelo sabor que ele adiciona aos pratos. Mas o que nem todo mundo sabe é que ela também é muito rica em nutrientes. Resta saber se esses nutrientes podem ser prejudiciais para os rins de alguma forma, ou se são completamente seguros.

O coentro faz mal para os rins mesmo?

Geralmente, os alimentos que são de fato prejudiciais para os rins costumam ser ricos em compostos como o sódio e o oxalato. Eles favorecem a formação de cálculos renais e dificultam o cumprimento da função dos rins. Felizmente, por mais rico que o coentro seja em nutrientes, ele não costuma apresentar esse problema. Inclusive o consumo dele, especialmente na forma de chá, costuma beneficiar a saúde renal.

Por outro lado, a segurança do coentro depende da quantidade e frequência de consumo. Basicamente todo nutriente que é benéfico para a nós pode se tornar prejudicial se estiver em concentrações muito grandes. Sob esse ponto de vista, de fato o coentro faz mal para os rins se consumido excessivamente e muito frequentemente. Porém a quantidade teria de ser realmente muito grande, e os rins não seriam os únicos prejudicados.

Leia mais: Coentro e Salsinha: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Outros casos em que o coentro pode ser prejudicial para o organismo

Conforme fora dito, o coentro faz mal para os rins apenas em caso de consumo excessivo. Porém em mulheres gestantes ou que estão tentando engravidar, ele também pode ser arriscado. No caso, isso se dá pela capacidade dele em aumentar o risco de abortos, e de reduzir as chances da gravidez. Além disso, também não há um consenso sobre como ele pode afetar a lactação de uma gestante. Então em suma, algumas mulheres precisam ter cuidados um pouco mais reforçados com o coentro.

Efeitos benéficos do coentro para a saúde

  • Combate a hipertensão: um dos motivos pelos quais o coentro não faz mal para os rins é a presença de potássio em sua composição. Ele ajuda a eliminar o sódio excessivo do corpo, que pode ser prejudicial para o órgão. Mas outro problema causado pelo sódio é o aumento da pressão arterial, que leva a hipertensão.
  • É antioxidante: o coentro é rico em diferentes tipos de compostos antioxidantes. Dentre as muitas funções deles, talvez a mais importante seja combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.
  • Favorece a saúde hepática: assim como os rins, o fígado também é um órgão bastante sensível, mas no caso dele, é comum ele sofrer de intoxicações. Felizmente, o coentro é um alimento que ajuda na eliminação das toxinas que prejudicam as funções hepáticas.
  • Reduz o colesterol: por incrível que pareça, o coentro é fonte de gorduras consideradas saudáveis. Juntamente com os antioxidantes, elas contribuem para a queda dos níveis de colesterol do organismo.

Leia mais: Descubra 30 alimentos ricos em vitamina K que precisam ser consumidos com cuidado

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915