Como conseguir bariátrica pelo SUS? Descubra o passo a passo necessário

Saiba quais são os grupos que podem realizar procedimento cirúrgico para emagrecimento

Como conseguir bariátrica pelo SUS? Esta é uma cirurgia que se volta ao emagrecimento. Ela pode tanto se ilustrar na redução do estômago quanto na implantação de um anel que reduz a capacidade de armazenamento de alimentos no órgão. Seja como for, a cirurgia está disponível no Sistema Único de Saúde. Contudo, para fazê-la, o paciente deve preencher alguns requisitos de elegibilidade. Conheça hoje, no SaúdeLab, quais são esses requisitos. Assim, saiba como funciona a cirurgia e como obtê-la gratuitamente, pelo sistema de saúde pública.

Como conseguir bariátrica pelo SUS?

A bariátrica, embora se volte para o emagrecimento, não é uma cirurgia estética. O seu objetivo, na verdade, refere-se à possibilidade de controle de doenças que têm relação com a obesidade. Deste modo, garante-se ao paciente mais bem-estar e saúde. Existem 3 tipos de pacientes que podem fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS. Saiba quais são eles.

Leia mais: Quem tem 80 quilos está habilitado a fazer cirurgia bariátrica? Entenda

Índice de Massa Corporal maior ou iguala a 50

No Sistema Único de Saúde, a liberação da cirurgia bariátrica tem relação direta com o índice de massa corporal (IMC) do paciente. Um dos grupos que podem realizar o procedimento é o das pessoas com IMC igual ou maior do que 50. Dessa forma, não há necessidade de comprovação de existência de doenças associadas à obesidade.

IMC igual ou maior a 40

Outra possibilidade para conseguir a bariátrica pelo SUS é para pessoas que tenham IMC maior ou igual a 40. Aliás, nesta hipótese o paciente pode ou não ter doenças associadas à obesidade. Por outro lado, deve comprovar a falta de sucesso no emagrecimento sob outros tipos de tratamentos clínicos que devem ter duração mínima de 2 anos.

IMC maior que 35

O terceiro e último grupo que pode conseguir cirurgia bariátrica pelo SUS se refere às pessoas que tenham IMC maior que 35. Neste caso, então, necessariamente o paciente deve comprovar a existência de problemas de saúde associados à condição do peso como:

  • Doenças com alto risco cardiovascular;
  • Diabetes mellitus;
  • Hipertensão arterial sistêmica de difícil controle;
  • Apneia do sono;
  • Doenças articulares degenerativas.

Como descobrir se o meu IMC me permite conseguir a bariátrica pelo SUS?

Para descobrir se o seu índice de massa corporal se enquadra em algum dos níveis do SUS para fins de cirurgia estomacal, basta dividir seu peso (em quilos) pela sua altura ao quadrado (em metros). Assim, caso você se enquadre nos requisitos para realizar o procedimento, basta solicitar uma consulta médica no sistema público de saúde e conversar com seu médico sobre essa possibilidade.

Continue a leitura: É possível conseguir fazer uma cirurgia plástica pelo SUS? Saiba agora mesmo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação